Now: a start-up que quer reflorestar o planeta com a ajuda de drones

Acha que plantar 1 trilião de árvores é uma tarefa impossível?  E se for com drones, considera esta missão ainda mais improvável? Quando conhecer a Now mudará de opinião. Esta start-up quer ajudar a reflorestar o planeta, ao plantar 1 trilião de árvores com a ajuda de drones.

A Now é uma start-up que liga pessoas que querem combater as alterações climáticas e que pretende utilizar drones para acelerar os processos de reflorestação no mundo. As plantações serão acionadas cada vez que os assinantes da plataforma subscreverem um dos planos, cujo preços variam entre os 5 dólares (cerca de 5 euros) e os 25 dólares (23 euros), De acordo com Jessica Jones, cofundadora da start-up, 90% do valor angariado será destinado ao projeto de plantação de árvores em áreas de extrema necessidade.

Um estudo do Laboratório Crowther, na Suíça, mostra que dois terços de todo o carbono emitido pelos humanos desde a Revolução Industrial pode ser armazenado com o plantação de cerca de 3 triliões de árvores – que é o objetivo da Now. O mesmo relatório também afirma que cerca de 1,7 mil milhões de hectares de terra podem ser reflorestados em todo o planeta. Por isso, a start-up está a trabalhar com investigadores do Laboratório Crowther para identificar as melhores regiões de atuação e as espécies adequadas para cada área.

Jones reconhece que a meta é ambiciosa, mas diz confiar na tecnologia. “É claro que com a plantação manual, isso simplesmente não acontecerá no tempo em que deverá acontecer. Os drones, no entanto, poderiam ajudar a plantar 20 mil milhões de árvores por ano ao longo de 50 anos para atingir a meta”, explicou Jones à revista Fast Company.

Para automatizar o processo e identificar as melhores regiões para a plantação, os drones irão sobrevoar áreas para reconhecimento de terreno e mapeamento de topografias. Em seguida, os robots irão disparar sementes e nutrientes diretamente no solo, explica.

A escolha das árvores como a solução mais adequada para o problema global do carbono surgiu após uma análise da start-up que analisou outros métodos de armazenamento da substância na atmosfera.

Com o apoio da organização sem fins lucrativos Eden Reforestation Projects, a Now irá começar a apoiar projetos de reflorestação em Moçambique e em Madagascar. A empresa também dará início, no próximo ano, à plantação de árvores com a ajuda de drones em San Diego, na Califórnia.

Comentários

Artigos Relacionados