O Nova SBE Innovation Ecosystem reúne centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups, empresas e outros players.

Encontrar soluções inovadoras que criem impacto na sociedade é o ponto de partida do ecossistema de inovação que a Nova SBE inaugurou ontem no seu campus de Carcavelos. Designa-se Nova SBE Innovation Ecosystem e vai juntar centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups e empresas, entre outros players deste universo. Trata-se de um espaço aberto onde inovação, empreendedorismo, educação e pesquisa vão conviver para promover o desenvolvimento sustentável, destaca a Nova SBE em comunicado.

Nesta fase inicial, o ecossistema de inovação integra já mais de 60 start-ups e arranca com um conjunto de empresas parceiras como o Grupo Ageas Portugal, CEiiA, CyberGym, INCM Lab, Morais Leitão, Oceano Fresco, Schréder ou SIBS, entre outras, e com empresas que atuam como enablers do ecossistema, como é o caso da NOS.

Esta comunidade subdivide-se em três espaços. A saber: o Nova SBE Innovation Ecosystem – que reúne o Innovation Lab (um espaço para transformar as organizações de forma colaborativa e experimental), o Digital Experience Lab (para potenciar a transformação digital), e o Data Science Knowledge Center (dedicado à gestão de dado) -; o Haddad Entrepreneurship Institute (focado em projetos associados à incubação e aceleração precoce de start-ups lançadas por alunos); e o Westmont Institute of Tourism & Hospitality (um espaço dedicado à inovação do setor da hospitalidade, dos serviços e do turismo).

O Nova SBE Innovation Ecosystem tem como finalidade criar uma comunidade de impacto na sociedade, numa lógica de cocriação, fomentando um ambiente em que empresas e empreendedores possam explorar, falhar, aprender, melhorar e transformar ideias em soluções e soluções em resultados, refere a Nova SBE.

Além disso também pretende acelerar os processos de inovação nos negócios, ajudando na ideação de processos, produtos e serviços, validação de conceitos, prototipagem, aceleração e incubação de start-ups, geração de dados e pesquisa académica e no desenvolvimento de talentos, alocando alunos para desenvolverem projetos específicos com as empresas.

O Nova SBE Innovation Ecosystem acolhe equipas residentes de inovação de empresas nacionais e internacionais no campus de Carcavelos e proporciona a incubação e desenvolvimento de negócios de start-ups. Vai promover diversas iniciativas como, por exemplo, programas de Inovação, de Empreendedorismo, de Educação para Estudantes e Networking e Desenvolvimento.

Comentários