NOVA FCT assinala Dia da Mulher na Engenharia com conferência e sessão de networking

Elvira Fortunato, Carla Marchão, Helena Fino, Lourdes Afonso, Paula Videira são as convidadas da sessão de networking que a NOVA FCT irá organizar no dia 23 de junho, Dia da Mulher na Engenharia.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT promove, a 23 de junho, uma sessão de networking com o nome “A Mulher nas STEAM”, uma iniciativa que tem como objetivo destacar o papel essencial das mulheres nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Integrado nas celebrações do Dia Internacional da Mulher na Engenharia, o encontro pretende ser um espaço de partilha e reflexão sobre os desafios, conquistas e oportunidades das mulheres no universo científico e tecnológico, promovendo o diálogo entre investigadoras, docentes e estudantes, explica a instituição de ensino em comunicado.

Apesar dos avanços das últimas décadas, as mulheres continuam sub-representadas nas áreas STEAM. Em Portugal, por exemplo, menos de 20% dos profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicação são mulheres (PORDATA, 2023), um dado que reflete a urgência de políticas e ações concretas para a promoção da igualdade de oportunidades e da diversidade nestes domínios.

A sessão contará com com a participação de cinco oradoras convidadas: Elvira Fortunato, professora catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da NOVA FCT, reconhecida internacionalmente na área da eletrónica transparente; Carla Marchão, professora auxiliar na NOVA FCT, especialista em engenharia civil e estruturas, Helena Fino, professora associada e presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA FCT; Lourdes Afonso, professora associada no Departamento de Matemática da NOVA FCT, coordenadora do Mestrado em Matemática Atuarial, e Paula Videira, professora associada na NOVA FCT e investigadora principal do grupo de Glicoimunologia na unidade de investigação UCIBIO

O evento terá lugar no Auditório da Biblioteca da NOVA FCT, com entrada gratuita, mas mediante inscrição obrigatória.

 

Comentários

Artigos Relacionados