Nimes lança acelerador de start-ups de e-turismo

A autoridade local de Nimes decidiu replicar a incubadora parisiense Welcome City Lab. Neste sentido, uma estrutura para apoio a projetos de start-ups será lançada no início do próximo ano.

A comunidade urbana Nîmes Métropole, no sul de França, anunciou a criação, em meados de 2017, de um acelerador privado, a primeira replicação regional da Welcome City Lab (Paris), incubadora internacional dedicada à inovação turística.

“O turismo continua a ser um setor tradicional, mas em evolução rápida. Quem ainda procura informações num posto de turismo?”, diz Yvan Lachaud, presidente da Nîmes Métropole.

As start-ups selecionadas terão como campo de experiência Gard, terreno com forte vocação turística. Nîmes Métropole anunciou que conta lançar, no início de 2017, o concurso para projetos de jovens empreendedores, depois da região Occitanie ter fornecido apoio financeiro para os estudos de viabilidade.

“As comunidades asseguram o arranque, mas a ideia é que o acelerador seja 100% privado dentro de três anos”, revela Yvan Lachaud. O Welcome City Lab fornece a sua engenharia e as suas redes. Uma quinzena de parceiros privados financiará o acelerador de Nimes, com um investimento inicial de 50 mil euros. Três empresas já concordaram: Vacalians Group (hotelaria de ar livre, Sète), Les Villegiales (promoção imobiliária, Nimes) e o grupo Bénéteau.

Segundo Ganivenq Olivier, CEO da Vacalians, “esta estrutura será uma maneira de nos colocarmos próximo das mais recentes inovações e também de realizar projetos de I&D através das start-up. Estas poderão testar as suas soluções nos nossos parques de campismo.” Como, por exemplo, o desenvolvimento de aplicações para reservas on-line de serviços, restaurantes ou bilhetes.

Yvan Lachaud recorda “os hologramas desenvolvidos em alguns hotéis no Dubai, ou as futuras rotas aéreas que revolucionarão a mobilidade”. O acelerador, cujo nome ainda não foi escolhido, será implantado nos 600 m2 do novo lote do Triangle da estação ferroviária, no centro de Nimes.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados