New European Bauhaus com candidaturas até ao final de janeiro

As candidaturas aos prémios New European Bauhaus 2023 estão a decorrer até 31 de janeiro. Serão distinguidos 15 projetos exemplares que associem sustentabilidade, estética e inclusão.
A Comissão Europeia abriu as inscrições para os prémios New European Bauhaus 2023, uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o European Green Deal ao dia a dia dos cidadãos e aos seus espaços de vida, e que, por isso, apela a todos os europeus para que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo que seja “bonito para os olhos, mentes e almas”.
Atendendo à recetividade das duas últimas edições dos prémios, que registaram mais de 3000 candidaturas, de todos os Estados-membros), a edição de 2023 vai distinguir 15 iniciativas exemplares que associem sustentabilidade, estética e inclusão, os três valores base do New European Bauhaus. Receberão um montante máximo de 30 mil euros e um “pacote de comunicações” que os ajudará a desenvolver e promover os seus projetos e conceitos.
Dado o contexto de 2023 ser Ano Europeu das Competências, os New European Bauhaus 2023 incluirão uma vertente temática adicional sobre educação e aprendizagem.
Os candidatos podem ser residentes na União Europeia ou em países terceiros, desde que os seus projetos sejam executados na UE. Pela primeira vez, podem inscrever-se projetos e conceitos oriundos de países dos Balcãs Ocidentais.
De acordo com a informação disponibilizada, os prémios de 2023 recompensarão conceitos como projetos já existentes, desenvolvidos por jovens talentos, em quatro categorias diferentes: restabelecer a ligação com a natureza; recuperar um sentimento de pertença; dar prioridade aos lugares e às pessoas mais necessitados; necessidade de uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial
Em cada uma destas categorias, os candidatos podem escolher entre três vertentes paralelas. A primeira é a Vertente A: “New European Bauhaus Champions” – projetos existentes e já concluídos que tenham obtido resultados claros e positivos.
A segunda a Vertente B: “New European Bauhaus Rising Stars” – conceitos apresentados por jovens talentos com menos de 31 anos de idade (os conceitos podem encontrar-se em diferentes fases de desenvolvimento, de ideias com um plano claro a protótipos).
E, por último, a Vertente C: “New European Bauhaus Education Champions” – iniciativas centradas na educação e na aprendizagem. São elegíveis tanto projetos já concluídos como iniciativas com um nível mínimo de maturidade.