Negócios do Mês: Claranet e Sodecia vão às compras no Brasil
A Sodecia, ligada a componentes do setor automóvel, adquiriu duas empresas, uma no Brasil e outra na Alemanha. Também a Claranet, fornecedora de soluções de cloud, segurança, workplace e tecnologia, adquiriu uma empresa brasileira e admite ainda a possibilidade de mais aquisições naquele país.
Sodecia compra uma empresa no Brasil e outra na Alemanha
A Sodecia está a crescer apesar da crise que está a afetar o setor. A empresa nortenha adquiriu duas empresas, uma no Brasil, a Scorpios Manaus, e outra na Alemanha, a Braun CarTec. Com estas compras, o grupo aumenta o seu portfólio para 49 empresas, espalhadas pelo mundo.
Trata-se de duas empresas de estruturas metálicas de automóveis, um dos segmentos de negócio da Sodecia. As aquisições foram concluídas em julho. É este o tipo de compras que a Sodecia, um dos candidatos à privatização da Efacec, têm feito nos últimos anos.
A Scorpios Manaus é uma fábrica que trabalha para a marca Honda, um dos clientes da Sodecia. A Braun Cartec tem como grande cliente a Wolkswagen, outra das marcas para as quais a Sodecia trabalha.
A Sodecia é das candidatas à compra da Efacec, cujo processo de privatização deverá ocorrer até ao final deste ano. É uma oferta global, para todas as áreas de negócio, feita uns dias antes de o Estado ter nacionalizado os 72,3% de Isabel dos Santos.
Na short list de candidaturas entregues no final de junho, a Sodecia foi a única empresa industrial portuguesa a entregar uma proposta de compra.
Além das estruturas metálicas, a Sodecia fabrica sistemas para mudanças e para cintos de segurança.
Claranet compra empresa de soluções cloud no Brasil
A Claranet anunciou no início do mês a aquisição da CorpFlex, uma empresa brasileira de soluções cloud, com competências adicionais na área da cibersegurança, gestão de dados e redes, que atua no setor da Saúde, Transportes, Indústria e Agronegócio, entre outros.
Depois de a Claranet ter iniciado o seu negócio no Brasil em 2017, e prestes a celebrar 25 anos de presença na Europa, este foi o considerado o “momento de expandir e aproveitar este mercado global tão importante”, refere António Miguel Ferreira, diretor-geral para a Ibéria e América Latina, numa nota de imprensa, relativamente à nova aquisição.
A CorpFlex é o primeiro grande investimento da Claranet no Brasil, e a intenção é expandir o seu potencial de forma alinhada com algumas das maiores operações a nível Europeu.
“Atualmente, temos uma equipa com mais de 200 colaboradores no Brasil, que disponibilizam um ótimo serviço de apoio técnico e de gestão aos nossos clientes. Para o futuro estamos a analisar, de forma ativa, outras oportunidades de crescimento orgânico através de mais aquisições.”, afirma António Miguel Ferreira.