Negócio do mês: Sonae compra retalhista de produtos pet care na Finlândia

O grupo português Sonae adquiriu a finlandesa Musti, especializada em produtos e alimentos para animais de estimação.
A Sonae anunciou a aquisição da Musti, uma empresa da Finlândia que atua no setor dos produtos para animais domésticos (cães e gatos). O consórcio liderado pelo grupo português foi bem-sucedido na OPA (Oferta pública de Aquisição) sobre o Musti Group e detém agora um total de 27.114.747 direitos sobre ações, correspondente à titularidade de 80,85% das ações desta empresa nórdica especializada em pet care, com operações na Finlândia, Suécia e Noruega.
Os valores do negócio, de acordo com informações divulgadas na imprensa, apontam para os 700 milhões de euros. O grupo português dá assim mais um passo na sua expansão geográfica, assim como na diversificação do portefólio de áreas de negócio.
Cláudia Azevedo, presidente da Comissão Executiva da Sonae, afirmou em comunicado, que “a aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portefólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento. Estamos empenhados em alavancar a nossa experiência em retalho e em trabalhar com a equipa de gestão da Musti, com os colaboradores, parceiros e restantes acionistas para acelerar o crescimento da empresa e maximizar a proposta de valor para os seus clientes atuais e futuros”.
Na reunião geral extraordinária do Mustic Group, realizada na semana passada, foram eleitos membros do board diretivo Cláudia Azevedo, João Pedro Magalhães da Silva Torres Dolores e João Günther Amaral, quadros do grupo Sonae.
Refira-se que o grupo Musti, nasceu em 1988 e é líder em cuidados com animais estimação e opera um modelo de negócios omnicanal para atender às necessidades dos animais de estimação e dos seus proprietários nos mercados finlandês, sueco e norueguês. Dispõe de uma ampla variedade de produtos e alimentação para animais, assim como de serviços como treino ou assistência veterinária, e aposta na oferta aos clientes de uma experiência completa de serviços, tanto físicos como digitais. No exercício de 2023, as vendas líquidas do Grupo Musti foram de 426 milhões de euros, e a empresa somava 1.643 funcionários, 342 lojas e 1,5 milhão de clientes.