Galp já encontrou os vencedores do programa global de inovação

Start-ups vencedoras vão estar presentes na Web Summit 2023 e podem vir a desenvolver um piloto totalmente financiado pela Galp.
A Galp já encontrou as cinco start-ups vencedoras da segunda edição do Startup the Future, o programa global de inovação da energética. Os vencedores vão estar presentes na Web Summit 2023 e podem vir a desenvolver um piloto totalmente financiado pela Galp.
Entre o total de 200 candidaturas de 47 países, as soluções tecnológicas desenvolvidas por cada uma destas empresas destacam-se pela capacidade de impulsionar a transformação da Galp em direção à neutralidade carbónica, explica a Galp em comunicado.
A Clever Solar Devices, de Espanha, é o destaque no módulo “Managing Data” com um gémeo digital que executa o diagnóstico de painéis fotovoltaicos, em tempo real, permitindo monitorização e otimização das operações nas centrais solares.
Já a suíça Innolith foi a vencedora na categoria “Scaling Energy Storage & Environmental Processes” com as suas revolucionárias baterias compostas de eletrólitos inorgânicos não inflamáveis.
A Naked Energy, do Reino Unido, foi distinguida no módulo “Decarbonizing & Optimizing Industry” pela sua tecnologia solar híbrida capaz de gerar calor e energia com elevada densidade e de forma combinada.
No eixo “Bringing Energy to Everyone”, a solução premiada tem a marca da Solarworkx, empresa alemã que desenvolve respostas solares inteligentes para clientes de baixos rendimentos e sem acesso à rede elétrica.
Já a espanhola Bia Power, em parceria com o Grupo BMW, foi distinguida no módulo “Harnessing Electric Mobility”, com uma solução que otimiza os carregamentos de veículos elétricos, conferindo mais sustentabilidade e previsibilidade às redes, recorrendo à inteligência Artificial.
A Galp leva os vencedores até à Web Summit 2023 e apresentará as tecnologias ao público durante a conferência, em colaboração com a Startup Portugal, e num Demo Day em Lisboa.
As start-ups vencedoras podem ainda vir a trabalhar com a Galp, através das suas unidades de negócio e equipas de inovação, podendo a energética financiar na totalidade a execução do piloto das soluções selecionadas, e vai ainda dar a conhecer a sua equipa de Corporate Venture Capital aos empreendedores.