Negócio do mês: Facebook compra nova empresa para controlar computadores com a mente
A empresa de Mark Zuckerberg avançou para a compra da CTRL-Labs, uma start-up com um software que permite controlar um avatar digital com a mente.
O Facebook anunciou um acordo que lhe permitiu adquirir a empresa CTRL-Labs. Esta entidade dedica-se à investigação de tecnologia que permite controlar computadores através de sinais neurológicos.
O vice-presidente do departamento para a Realidade Virtual e Avançada do Facebook, Andrew Bosworth, realizou o anúncio da aquisição da empresa através das redes sociais, embora não tenha divulgado os valores que envolveram esta mesma aquisição.
No entanto, a estação televisiva CNBC aponta que o valor da operação de aquisição deva situar-se entre os 500 milhões de dólares e mil milhões de dólares (455 milhões de euros e 909 milhões de euros).
“A visão que temos para este projeto é o desenvolvimento de uma pulseira que permita às pessoas controlarem os seus aparelhos como uma extensão natural do movimento”, afirmou Bosworth.
O segundo responsável pelo departamento de Realidade Virtual sustentou que a sede da CTRL-Labs vai passar a ser a ser a mesma que a do seu departamento, uma vez que desenvolve aplicações de “realidade aumentada”. O projeto vai permitir desenvolver a pulseira que vai permitir descodificar sinais elétricos emitidos pelos neurónios depois de estes serem “traduzidos em sinais digitais”.
Assim, esta nova tecnologia vai permitir “partilhar uma fotografia com um amigo” após o cérebro humano emitir uma “intenção” de realizar a operação.








