Na Suíça há uma start-up que vai instalar painéis solares nas ferrovias
A solução da Sun-Ways já está a ser implementada na cidade suíça de Neuchâtel e deverá estar concluída durante o verão.
A Sun-Ways está a instalar na Suíça o que diz ser o primeiro parque solar removível em carris. Os painéis solares são montados na fábrica e colocados nos carris com um comboio especial como se fossem um tapete. Em qualquer momento, pode-se retirar toda ou parte da instalação para trabalhos de manutenção e voltar a colocar de forma simples.
Numa primeira fase, toda a eletricidade gerada pelo projeto será utilizada para alimentar zonas residenciais locais, mas o projeto prevê que alguma desta energia venha a ser canalizada para os próprios comboios.
Segundo a empresa, 10 km de carris solares podem levar 5 mil painéis solares e gerar anualmente 2 GWp, o suficiente para satisfazer o consumo anual de 400 habitações. Além disso, podem evitar as emissões de 10 mil toneladas de CO2 ao longo de 25 anos.
“Cobrir os 5.000 km de ferrovia suíça seria suficiente para alimentar cerca de 750 mil casas”, explica Baptiste Danichert, cofundador da Sun-Ways.
A instalação deverá estar concluída durante o verão e o projeto, que contempla a montagem de 60 painéis solares ao longo de 50 metros de ferrovia, deverá atingir os 560 mil dólares (520 mil euros).