Miles in the Sky lança programa para aumentar literacia financeira e em sustentabilidade nas escolas

A start-up portuguesa vai lançar um programa de aprendizagem online, com uma oferta complementar aos currículos educativos existentes nas áreas da literacia financeira e literacia em sustentabilidade. A primeira edição arranca em julho.

A Miles in the Sky, EdTech portuguesa que desenvolve tecnologia para apoiar a construção de experiências de aprendizagem, vai lançar a primeira edição do Empowering Minds, dirigida a escolas secundárias e faculdades. O programa, que procura capacitar os alunos nas áreas da literacia financeira e sustentabilidade, vai ser dinamizado todos os meses e a primeira edição começa já em julho.

O Empowering Minds, integrado na plataforma digital da Miles in the Sky, vai permitir que os estudantes escolham, todos os meses, um desafio dentro de qualquer um dos dois temas – a literacia financeira ou a literacia em sustentabilidade. Quem optar pela temática da literacia financeira, poderá desafiar-se, por exemplo, a criar um workshop sobre opções de poupança. No campo da sustentabilidade, os jovens poderão abraçar desafios como o de planear férias em família com impacto carbónico zero.

“Este modelo de aprendizagem, baseado em desafios, aumenta significativamente o nível de envolvimento dos estudantes com os conceitos e conteúdos, porque há o poder de escolha sobre como querem aprender. São os próprios alunos que decidem o que querem fazer e isso cria uma motivação muito maior”, explica o CEO da Miles in the Sky, Paulo Silva, citado em comunicado.

Durante a realização de cada um dos desafios, os estudantes vão ter acesso a conteúdos para facilitar a resolução dessas tarefas. Além deste suporte, os participantes vão beneficiar de sessões virtuais com outros alunos e learning coaches, para o esclarecimento de dúvidas, partilha de aprendizagens e trabalho em conjunto.

Os desafios propostos neste programa foram desenhados para que os estudantes desenvolvam aquelas que o Fórum Económico Mundial identifica como competências chave em 2023: o pensamento analítico e criativo; a curiosidade; a motivação e a autoconsciência, entre outras.

O projeto visa igualmente reverter os números que dizem respeito aos níveis de literacia financeira em Portugal: em 2020, o país ocupava a pior classificação da Zona Euro nesta matéria, segundo uma comunicação do Banco Central Europeu.

Com a primeira edição do programa prestes a arrancar, a Miles in the Sky está já a preparar o Empowering Minds que vai realizar-se em agosto. As instituições de ensino secundário e superior podem inscrever-se até ao dia 15 de julho. Os alunos que não tenham as suas escolas ou faculdades inscritas no programa poderão candidatar-se a título individual.

 

Comentários

Artigos Relacionados