Maiores empresas de viagem do mundo deixam muitas vezes clientes sem resposta

Quase 2 em cada 5 empresas de viagens não oferecem serviço de apoio ao cliente por e-mail e 55% não têm conta no Twitter. Esta é a conclusão de um estudo da Netomi que mostra que, muitas vezes, os clientes ficam sem resposta às suas questões.

55% das empresas não têm conta no Twitter, enquanto 38% não oferecem serviço de apoio por e-mail. As empresas que possuem endereços de e-mail ou permitem mensagens diretas no Twitter, muitas vezes, ignoram completamente os seus clientes – 70% dos e-mails e 45% das mensagens as redes sociais nunca são respondidas, segundo o mais recente relatório Customer Service Benchmark, da Netomi.

O estudo analisou a forma como as 3 mil maiores e mais conhecidas companhias aéreas do mundo, hotéis e resorts, agências de viagem online, empresas de cruzeiro, empresas de carros de aluguer, empresas rodoviárias, bem como espaços para eventos disponibilizam o seu serviço de apoio ao cliente em duas das plataformas digitais mais populares: o e-mail e o Twitter.

De acordo com a Netomi, “descobrimos que os clientes costumam ser ignorados e mesmo que recebam uma resposta esta muitas vezes não inclui todas as informações relevantes”.

97% das respostas por e-mail não oferecem uma resposta conclusiva no inicio do e-mail e 72% das empresas não oferecem uma resposta relevante nas redes sociais. Aproximadamente 70% de todos os e-mails são ignorados e 46% das mensagens diretas nas redes socias nunca são respondidas.

O relatório indica também que apenas 11% das empresas demonstram empatia nas respostas por e-mail e 26% não mostram qualquer empatia nas respostas nas redes sociais.

Das empresas que responderam ao inquérito da Netomi, 57% indicaram que davam prioridade às respostas por e-mail nas primeiras três horas e mais de 1 em 5 empresas revelaram que respondem apenas a mensagens diretas nos primeiros 15 minutos.

O estudo avança ainda que as maiores empresas de viagens e hospitalidade (com mais de 5 mil colaboradores) demoravam mais a responder por e-mail, com um tempo médio de resposta de mais de 27 horas, mas eram mais rápidas no Twitter, demorando a responder, em média, em 5,8 horas.

O tempo de resposta difere de país para país. Empresas de viagens e hospitalidade sediadas na América do Norte têm o tempo de resposta mais rápido, respondendo, em média, em apenas 14 horas, enquanto as empresas da América Latina são as mais lentas (respondem, em média, em 27 horas).

 

Comentários

Artigos Relacionados