Madrid desenvolve app móvel para combater o novo coronavírus

Madrid está a viver dias mais críticos perante a ameaça do novo coronavírus que já infetou mais 2.600 pessoas na capital e onde há registo de pelo menos 86 mortes. Para fazer frente a esta pandemia, uma equipa formada por funcionários da Telefónica, Ferrovial, Goggo Network e CartoDB está a desenvolver uma app de combate ao vírus.
Madrid vive dias mais críticos perante a ameaça do novo coronavírus que já se espalhou por mais de 2.600 pessoas na capital e onde também há registo de, pelo menos, 86 mortes, mais da metade da população total em Espanha.
Como medida de consciencialização, uma equipa formada por funcionários da Telefónica, Ferrovial, a nova empresa de mobilidade Goggo Network e a CartoDB está a desenvolver uma app que combata o vírus, de acordo com a Voz Pópuli.
A presidente da Comunidade Autónoma de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, pediu a Martín Varsavsky, fundador da Goggo network, para liderar esta iniciativa. Varsavsky reuniu contra o tempo a equipa responsável pelo desenvolvimento da app móvel e que se baseia no que já foi usado com sucesso em Taiwan, na Coreia do Sul, e na China para interromper a expansão do Covid-19.
Recorrendo ao GPS dos telemóveis para acompanhar os movimentos dos utilizadores, a aplicação obtém as informações necessárias para gerar zonas quentes e, assim, aconselha a quarentena de possíveis propagadores de vírus e faz o controlo se estão realmente em casa.
Além de conhecer a sua geolocalização, a app permite que os utilizadores informem as autoridades caso os seus sintomas se agravem. Se o utilizador for afetado pelo novo coronavírus, a sua condição de saúde será controlada por funcionários públicos que ligarão, por telefone, para si duas vezes por dia.
A app está também a ser desenvolvida com o objetivo de descongestionar o número 112 que está cada vez mais sobrecarregado.
O Ministério da Saúde de Madrid será o proprietário desta app que estará disponível entre hoje e amanhã.