LusoSpace está a captar fundos para lançar satélites da constelação LUSÍADA

A empresa espacial portuguesa procura angariar 500 mil euros para financiar o lançamento da constelação LUSÍADA, para reforçar a comunicação e a segurança marítima. Está na Goparity para angariar investimento.

Com o objetivo de dar um salto estratégico no setor espacial português, a LusoSpace, empresa de engenharia portuguesa que fornece soluções espaciais avançadas, está à procura de investimento e lançou uma campanha captação de fundos na plataforma Goparity.

Angariar 500 mil euros é a meta para acelerar a construção e o lançamento da LUSÍADA, a primeira constelação nacional de 12 satélites dedicados à comunicação e segurança marítima. A partir de 10 euros, qualquer pessoa pode participar no financiamento deste projeto espacial com impacto na proteção dos oceanos e na sustentabilidade ambiental. 

Estão em causa dois sistemas avançados, o Sistema de Identificação Automática (AIS – Automatic Indentification System) e o Sistema de Troca de Dados por VHF (VDES – VHF Data Exchange System) –, através dos quais a LUSÍADA ajudará a divulgar avisos à navegação, a otimizar rotas marítimas, a reduzir o consumo de combustível e emissões, a detetar comportamentos invulgares e apoiar operações contra a pesca ilegal, bem como assegurar comunicação segura e atempada entre embarcações e autoridades.

Desenvolvidos com tecnologia portuguesa e em parceria com a AAC Clyde Space, os satélites serão enviados para o espaço a bordo de veículos da empresa aeroespacial norte-americana SpaceX.

Esta campanha surge após o lançamento do PoSat-2 (o primeiro satélite operacional da constelação), desenvolvido em homenagem ao PoSAT-1, o primeiro satélite português que contou com o contributo de Ivo Vieira, fundador e atual CEO da LusoSpace.

“Sempre acreditámos que Portugal tinha o talento e o conhecimento para liderar soluções globais nesta área. Com o apoio da comunidade Goparity, conseguimos convidar qualquer pessoa a investir nesta missão e acelerar a construção de uma constelação que vai reforçar a segurança e sustentabilidade marítima a nível internacional”, explica Ivo Vieira.

Responsável: LusoSpace
Área: Indústria Espacial
Produto: Satélites
Mercado: Nacional e Internacional
Necessidade: Investimento
Contato: Plataforma Goparity

Comentários

Artigos Relacionados