Criar soluções de software à medida da necessidade do cliente é a proposta da  FrameLink. Um trabalho que a start-up já está a desenvolver para vários clientes nacionais, mas que agora quer escalar internacionalmente.

O FrameLink é uma aplicação 100% personalizada, criada pela start-up com o mesmo nome, e que permite gerir qualquer negócio sem recurso a código ou quaisquer conhecimentos técnicos. Lançado em 2017, por João Oliveira e Nicolas Cuvillier, dois ex- Microsoft, o projeto está incubado na Startup Lisboa e tem clientes portugueses em áreas tão variadas como incubadoras (a própria Startup Lisboa), associações empresariais, uma federação desportiva, uma academia de formação em comunicação e empresas de vendas de produtos, entre outras.

Solução customizada
Como explicou João Oliveira, “dispor de um software à medida de um negócio é algo que o empreendedor só pensa quando o negócio está estabilizado e a gerar receitas que lhe permitam suportar o investimento. Os empreendedores sabem que o desenvolvimento de software é caro, cria dependências com a software house que o desenvolve, e é pouco versátil na hora de mudar”. Por isso, lembra que a solução que tradicionalmente as empresas adoptam é um “package” que cubra a maior parte das necessidades ou, então, usar folhas de cálculo enquanto o negócio não consegue justificar o investimento.

Foi exatamente para subverter este modelo de negócio, que estes dois profissionais, com anos de experiência na venda e desenvolvimento de soluções de software no mercado empresarial, decidiram lançar a FrameLink. À equipa juntaram-se, entretanto, mais dois especialistas com experiência no desenvolvimento de interfaces profissionais para o setor da banca.

A Frame Link propõe-se reduzir tempo, muitas vezes de semanas ou meses, que normalmente a criação de uma solução de gestão desta natureza envolve. Diminui os habituais ciclos de experimentação a minutos, eliminando intermediários – o “analista” que tenta compreender o problema do cliente e que depois comunica com os técnicos que executam algo que depois será validado pelo cliente.

João Oliveira assegura que a solução FrameLink está sempre atualizada, através de qualquer desktop ou dispositivo móvel (IOS ou Android), e que na altura de mudar não é necessário esperar por nenhum consultor nem planear qualquer migração de dados. O cliente tem a liberdade de alterar ou estender a aplicação a qualquer altura, de acordo com as suas necessidades e sempre com um  “Look and feel” profissional.

Mercado alvo e internacionalização
O mercado alvo da solução FrameLink, como esclareceu o seu cofundador, são pequenas empresas de qualquer parte do mundo, já que o software funciona em qualquer língua, e com colaboradores em qualquer lugar. João Oliveira explica o processo: “em minutos, a solução integra-se com sites WIX, Weebley, SquareSpace, WordPress ou sites feitos à medida. Uma vez estabelecida a ligação, os formulários são alterados dentro do FrameLink estando sempre integrados com a aplicação e enviando emails costumizados a quem preenche o formulário e/ou a pessoas dentro da organização. Os dados recebidos ficam já dentro da aplicação prontos a serem processados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente”.

Neste momento, o FrameLink está a terminar a fase de prova de conceito durante a qual a solução já foi vendida a clientes em Portugal, apenas na base do “passa palavra”. Comprovada a funcionalidade e potencialidades do software, a FrameLink quer agora avançar para uma nova fase, embora as vendas “um a um” continuem a fazer parte da estratégia de negócio da start-up, e começar a vender a solução através de webmarketplaces. O objetivo é explorar mercados verticais para aumentar as vendas minimizando o custo.

Para esta nova fase a equipa de fundadores necessita de apoio para alargar a equipa com competências de marketing digital e redimensionar o “backend” para poder escalar a um crescente número de clientes.

Resumo
Responsáveis: João Oliveira, Nicolas Cuvillier e Igor Kislyakov.
Produto: Software de gestão
Mercado: Nacional e internacional
Necessidade
: Investidores
Contacto: joaool@framelink.co
Site:  www.framelink.co

Comentários