Luso-americana 1s1 Energy capta 1,3 milhões e expande operações em Portugal

Thiago Figueiredo, CBO, Daniel Sobek, CEO, Sukanta Bhattacharyya, CTO, Nicolas Kusserow, Chief of Staff

A Faber Ventures e Asiri LLC lideraram a ronda de financiamento da 1s1 Energy que vai reforçar a sua presença em Portugal com um espaço dedicado a testes.

A 1s1 Energy anunciou a conclusão de uma ronda de investimento Seed no valor de cerca de 1,3 milhões euros. O financiamento à empresa luso-americana de tecnologia no setor de hidrogénio verde foi liderado pela Faber Ventures e Asiri LLC, contando ainda com a participação dos investidores Rumbo Ventures, City Light e Gibson Lane GmbH.

A ronda Seed é complementada com 2,1 milhões de euros de receitas e permitirá à empresa expandir as suas capacidades de investigação e desenvolvimento (I&D) da empresa.

A 1s1 Energy tem como objetivo transformar a produção de hidrogénio verde com a introdução de materiais à base de boro nas células eletroquímicas, o que permite aumentar a eficiência e durabilidade, além de reduzir o custo dos seus sistemas de eletrólise da água. Com um foco na descarbonização de indústrias pesadas, a empresa procura, assim, tornar o hidrogénio verde mais acessível e escalável.

Parte do capital agora captado será também aplicado no reforço da sua presença em Portugal, onde a 1s1 Energy vai estabelecer um novo espaço dedicado a testes de suas membranas revestidas com catalisadores e protótipos de pilhas de eletrolise de água PEM (Proton Exchange Membrane).

Trata-se de uma aposta estratégica da 1s1 Energy no mercado nacional, na expetativa de concretizar o auxílio de Estado aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do programa IPCEI, que visa impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores em escala europeia, refere a empresa.

Daniel Sobek, CEO da 1s1 Energy, afirmou estarem “muito entusiasmados com o crescimento da nossa operação em Portugal. Esta nova fase permitirá acelerar o desenvolvimento de nossa tecnologia e, ao mesmo tempo, criar mais oportunidades de colaboração com parceiros locais”.

Comentários

Artigos Relacionados