A pouco mais de duas semanas do Natal e, provavelmente, com a lista de prendas a adensar-se, propomos sugestões de livros com que pode presentear os amigos mais empreendedores. Ou, porque não,  para reforçar a sua própria biblioteca. 

Nesta altura do ano surgem os mais variados tipos de listas sobre os melhores presentes para oferecermos a quem nos rodeia e a nós. E porque ler nos leva a entrar em contacto com novas ideias e a aperfeiçoarmo-nos pessoal e profissionalmente, a TED elaborou uma lista de livros sobre negócios e crescimento profissional fundamentais para enfrentar os desafios associados a este universo. Apresentamos alguns exemplos de obras de leitura obrigatória.

Minority Leader: How to Lead from the Outside and Make Change, por Stacey Abrams
(TED Talk)
Diferente dos típicos “livros de políticos”, esta obra é uma leitura obrigatória, não só para “viciados” em política como para quem procura inspiração no traçar do próprio curso. As lutas da autora para ultrapassar a dúvida e abraçar as suas capacidades, enquanto uma talentosa mulher de cor, são inspiradoras. A escrita é sincera, eloquente, familiar e engraçada. E o leitor dá por si a acenar com a cabeça, a sorrir, a dobrar/marcar páginas e a parar para digerir a sua sabedoria inspiradora. (Leia um excerto)

The Content Trap: A Strategist’s Guide to Digital Change, por Bharat Anand
No ambiente em rápida mudança da era digital, os empreendedores, os profissionais de negócios e os líderes de organizações sem fins lucrativos precisam de perceber como as pessoas interagem com o conteúdo. Focar-se no bom conteúdo sem ter em consideração as ligações que este gera é “a armadilha do conteúdo” que dificulta o progresso, o crescimento e a sustentabilidade.
– Alvin Irby (TED Talk: How to inspire every child to be a lifelong reader).

Dare to Lead: Brave Work, Tough Conversations, Whole Hearts, por Brené Brown
(TED Talk)
Esta obra permite ao leitor revisitar pontos importantes dos títulos anteriores de Brené Brown. Há quem tenha lido o livro durante um fim de semana e o considere ideal para aqueles que estão a passar por desafios (pessoais e profissionais), dado que a ajuda a manter o foco e os pés assentes na terra.
– Liz Kleinrock (TED Talk: How to teach kids about taboo topics).

Creativity, Inc., por Ed Catmull
O cofundador da Pixar leva os leitores ao interior da fábrica de animação para verem como esta produz. Ed Catmull fornece uma visão mais de perto dos bastidores da cultura de uma empresa e o impacto nas pessoas, nos negócios e no produto. Recomendado para quem pondera seriamente como melhorar a cultura da sua organização.
– Joe Gebbia (TED Talk: How Airbnb designs for trust).

Alibaba: The House That Jack Ma Built, por Duncan Clark
Livro inspirador sobre a vida pessoal e profissional do fundador da Alibaba, Jack Ma. A personalidade agradável e descontraída de Ma torna o livro divertido de ler, onde são fornecidas informações interessantes sobre como ele conseguiu estabelecer uma das empresas de maior valor na China e no mundo.
– Pierre Barreau (TED Talk: How AI could compose a personalized soundtrack to your life).

Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies, por Jim Collins
Um clássico, este livro de negócios é intemporal e um dos favoritos de muitos líderes, onde é elucidado por que os valores são tão importantes e como é ter/ser uma boa liderança.
– Halla Tomasdottir (TED Talk: A feminine response to Iceland’s financial crash).

Good to Great, por Jim Collins
Mais uma obra de Jim Collins, este livro está repleto de informações extraordinárias sobre como gerir uma organização com base num research rigoroso. As histórias intercaladas ajudam a juntar os pontos, como a do almirante Stockdale – que originou o paradoxo de Stockdale –, com base no percurso de um veterano de guerra que venceu a tortura e a desolação para salvar a sua vida e as dos seus homens.
– Pardis Sabeti (TED Talk: How we’ll fight the next deadly virus).

The Big Idea, por Donny Deutsch
Encorajador, este livro está repleto de histórias de empresários que dizem: “Deve haver uma maneira melhor de fazer isto”, e que questionam “Como posso fornecer uma solução inovadora para este problema?”, enquanto avançam em frente para mudar o mundo com as suas ideias. Leitura obrigatória para quem está a pensar em enveredar pelo empreendedorismo.
– Achenyo Idachaba (TED Talk: How I turned a deadly plant into a thriving business).

Drop the Ball: Achieving More by Doing Less, por Tiffany Dufu
Este manifesto/livro de memórias é um lembrete de como se espera que as mulheres sejam bem-sucedidas em dois empregos a tempo integral – o remunerado fora de casa e o não remunerado dentro de portas –, e de como precisam de ser realistas sobre as suas expetativas para ter sucesso em ambos.
– Grace Kim (TED Talk: How cohousing can make us happier and live longer).

The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation and Growth, por Amy Edmondson
(TED Talk)
Este é o guia definitivo para criar as condições sob as quais os seres humanos podem colaborar, inovar e prosperar. É o livro que se deseja quando tenta executar coisas difíceis com outras pessoas.
– Frances Frei (TED Talk: How to build and rebuild trust).

Rebel Talent: Why It Pays to Break the Rules at Work and in Life, por Francesca Gino
A autora fala-nos sobre o papel dos rebeldes na criação de mudanças reais e profundas. A sua visão baseada em evidências de rebeldes enquanto inovadores e agentes positivos de mudança – por contraste com o estereótipo da pessoa a pegar em armas contra a oposição – inspira-nos a apoiarmo-nos nos nossos autênticos talentos rebeldes e a quebrar algumas regras pelo caminho.
– Leah Georges (TED Talk: How generational stereotypes hold us back at work).

The Goal: A Process of Ongoing Improvement, por Eliyahu M. Goldratt
Uma das obras indispensáveis para qualquer leitor de negócios, especialmente os que se interessam pela produção bem afinada/aprimorada. Perspicaz e repleto dos denominados momentos “a-ha”, trata-se de um livro de negócios inteligentemente disfarçado de romance. De fácil leitura, promete abalar o gestor que há em si e fazer com que veja sob uma nova luz a sua empresa e organização desta. Abrange desde produtividade a estratégia, passando pela gestão da mudança – é só escolher.
– Julio Gil (TED Talk: Future tech will give you the benefits of city life anywhere).

Give and Take: Why Helping Others Drives Our Success, por Adam Grant
(TED Talk)
Este livro altamente perspicaz, da autoria de um psicólogo organizacional e professor na Wharton Business School, examina a ligação entre o nosso sucesso e as nossas interações com os outros, bem como as forças surpreendentes que afetam o porquê de algumas pessoas ascenderem ao topo da escada do sucesso, enquanto outras vão ao fundo. É uma ótima leitura que nos incentiva a deixar o nosso coração e os nossos valores orientarem muito do que fazemos no trabalho.
– Leila Hoteit (TED Talk: 3 lessons on success from an Arab businesswoman).

The Power of Moments: Why Certain Experiences Have Extraordinary Impact, por Chip e Dan Heath
Tecnicamente, este não é um livro sobre momentos, apesar do título; é antes sobre o que leva à criação de experiências e de memórias poderosas. E ajuda realmente a pensar no planeamento de eventos nos negócios – assim como a planear experiências com a família.
– David Burkus (TED Talk: Why you should know how much your coworkers get paid).

Comentários