Opinião

Liderar – a chave para o sucesso em 2023

Teresa Damásio, administradora do Grupo Ensinus

Liderança é a competência de inspirar, influenciar e guiar um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum. É a capacidade de tomar decisões, motivar, comunicar e coordenar as ações da sua própria equipa para alcançar um objetivo específico.

A liderança pode ser exercida em diversos contextos, como em empresas, organizações sem fins lucrativos, governos, grupos sociais, religiosos, entre outros. É uma competência fundamental para o sucesso de qualquer negócio/objetivo proposto e pode ser desenvolvida através de formação e prática. Há diversos estilos de liderança, cada um com as suas características, vantagens e desvantagens, e a escolha do estilo adequado dependerá das características do grupo e do contexto em que a liderança será exercida.

Há claramente diferença entre liderar no masculino e liderar no feminino, mas dizem os autores que a liderança andrógina é a melhor forma de exercer a liderança pois mistura capacidades masculinas com as capacidades femininas. Claro que cada um escolhe o seu estilo de liderança. Eu gosto de exercer uma liderança onde escolho as lentes de género para a exercer de forma equitativa e imparcial.

Todos nós temos líderes que nos servem de referência e de modelo. Por isso, quando falo em liderança gosto de consultar autoras que para mim são líderes inspiradoras. Tais como:

Sheryl Sandberg, COO do Facebook e autora do livro “Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar”. Sandberg é uma defensora da igualdade de género no ambiente de trabalho e aborda a questão da liderança feminina no seu livro.

Brené Brown, autora americana que escreve sobre liderança, coragem e vulnerabilidade. Os seus livros incluem “A coragem de ser imperfeito” e “Daring Greatly”, que abordam temas como liderança autêntica, empatia e comunicação eficaz.

Rosabeth Moss Kanter, professora de administração em Harvard e autora de vários livros sobre liderança, incluindo “Confiança: como construir e manter relacionamentos confiáveis no mundo dos negócios” e “Superar as barreiras para a igualdade de género em liderança”.

Mary Barra, CEO da General Motors e uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios. Barra é frequentemente citada como uma líder inspiradora e inovadora.

Anne-Marie Slaughter, professora em Princeton e autora do livro “Unfinished Business: Women Men Work Family”, que explora a questão da igualdade de género e a necessidade de políticas que apoiem a liderança feminina.

Este é um tema que está em permanente mutação e que merece uma reflexão muito amadurecida. Convido-vos a refletirem acerca do tema e a encontrarem a vossa referência de líder, bem como os autores que vos inspirem!

Comentários
Teresa Damásio

Teresa Damásio

Teresa Damásio é Administradora do Grupo Ensinus desde julho de 2016, que faz parte do Grupo Lusófona, o maior grupo de ensino de língua portuguesa no mundo. É também Administradora do Real Colégio de Portugal e do Grupo ISLA. Presidente do Conselho de Administração da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau e Membro do Conselho de Administração do ISUPE Ekuikui II, em Angola. Presentemente, integra a Direcção da AEEP. Foi fundadora da Internacionalização do Grupo Lusófona, passou pela Assembleia da República como... Ler Mais..

Artigos Relacionados

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal
Nuno Madeira Rodrigues, CEO do Lusitano Ginásio Clube