Opinião
Ir buscar energia aos mais novos!

Estive a semana passada (remotamente…) com um grupo de 10 start-ups, com jovens que dedicaram os seus últimos anos a dar corpo a uma ideia.
Em sessões de mentoring de 20 minutos com cada start-up, colocaram as perguntas que entenderam, tentando eu ir partilhando a minha experiência e percebendo em que é que lhes poderia ser útil.
Foi uma experiência marcante para mim: jovens dos quatros cantos do mundo (Índia, EUA, Lisboa, Austrália…) mostraram-me sobretudo duas forças:
- Estão a aproveitar estes tempos para melhorar os seus produtos, ouvir mais os seus clientes, pedir conselhos a pessoas mais experientes, sem mostrar qualquer sinal de desânimo!
- Colocaram sobretudo temas relacionados com como criar uma cultura forte numa start-up, como criar ambientes onde as pessoas se sintam bem, com liberdade para criar e contribuir ativamente na construção dos projetos. Portanto, temas com o olhar colocado no futuro!
Vi-me a conversar sobre como definir o que os une (Missão), como partilhar o sonho que um dia sonharam concretizar (Visão), como dar o exemplo dos Valores que querem ver espelhados nos comportamentos de todos, em cada uma das empresas. Alguns aproveitaram mesmo para exercitar alguns dos valores que podem estar na raiz dos seus projetos.
Quando o dia terminou, refleti sobre que ensinamentos eu própria poderia tirar desta experiência que tive o privilégio de viver. E senti-me contagiada sobretudo com três mensagens que todos os jovens me transmitiram, que julgo podem ser revitalizantes para todos os líderes, nestes tempos conturbados:
- Mantermo-nos focados
- Não desperdiçar tempo
- Manter um olhar no futuro
Estou a acompanhar alguns líderes, nesta fase que vivemos e nalguns vejo estes três aspetos muito presentes: estão a saber manter as equipas focadas, protegendo-as e mantendo-as ativas; aproveitam o tempo para ler a realidade, repensar tudo todos os dias e encontrando novas soluções; e comunicam mensagens realistas e com um sentido de esperança e ânimo face ao futuro.
No fundo, os líderes que sempre foram bons líderes, mostram-se agora ainda melhores enquanto excelentes profissionais e sairão destes tempos com a sua liderança reforçada.
Porque estão a ser capazes de dizer: Estou aqui, estou próximo, estou ao leme!
Tal como os jovens líderes com quem estive a semana passada! Que não desistem!