Investimentos de venture capital na Europa Central e Oriental ultrapassaram os 5,4 mil milhões de euros em 2021

Polónia, Estónia, Roménia e Lituânia lideram o top de países mais ativos em investimentos de capital de risco na Europa Central e Oriental em 2021, de acordo com o relatório da Vestbee, que atribuiu à empresa de software de automação de processos robóticos UiPath a maior ronda de financiamento.

O número de investimentos de venture capital na Europa Central e Oriental ultrapassou, em 2021, os 5,4 mil milhões de euros em financiamento total, duplicando o valor do ano anterior. Esta é a principal conclusão do relatório VC Transactions In CEE Report – 2021, da Vestbee, uma das principais plataformas de matchmaking para start-ups, fundos de VC, aceleradores e empresas na Europa Central e Oriental (CEE, na sigla em inglês).

“Nos últimos anos, a CEE experimentou um crescimento recorde em investimentos de capital de risco, atraindo cada vez mais fundos que investem em toda a região, principalmente da Europa Ocidental, e nos EUA”, sublinha Ewa Chronowska, partner da Next Road Ventures e CEO da Vestbee.

“Os seus engenheiros altamente qualificados, mão-de-obra mais barata, elevada concentração de empresas de tecnologia, combinados com um ecossistema de start-ups de rápido crescimento, a Europa Central e Oriental tornou-se num destino de investimento importante para fundos internacionais de capital de risco que também procuram melhores avaliações e maiores retornos sobre os investimentos”, acrescenta Chronowska.

Segundo o relatório da Vestbee, a Polónia, Estónia, Roménia e Lituânia foram os países mais ativos em investimentos de venture capital, enquanto que, em termos de valor de financiamento garantido por start-ups regionais, a Estónia liderou (1,2 mil milhões de euros), seguida pela Polónia (807 milhões euros) e a Roménia (780 milhões de euros).

Países mais ativos em investimento de venture capital

Os setores que mais investimento receberam, no ano passado, foram Inteligência Artificial, Saúde, Serviços de Internet, Comércio Eletrónico, Finanças, Serviços Partilhados, Encomendas e Análise. As maiores rondas de financiamento foram garantidas pela UiPath – 623 milhões de euros – , Bolt – 600 milhões de euros -, Vinted – 250 milhões de euros -, Rohlik – 190 milhões de euros – e a Grammarly – 174 milhões de euros.

Olhando para o cenário de capital de risco da região em análise no relatório, registam-se cada vez mais investimentos transfronteiriços, resultando em rondas de financiamento em estágio inicial muito maiores.

Investimentos de venture capital na Europa Central e Oriental ultrapassaram os 5,4 mil milhões de euros em 2021

“Não é mais uma surpresa ver start-ups a levantarem alguns milhões de euros em rondas de pre-seed ou seed. Fortalecer a comunidade regional de capital de risco e atrair investidores dos EUA permitirá que os fundos emitam cheques maiores e as start-ups regionais cresçam e expandam os negócios globalmente mais rapidamente”, comenta Ewa Chronowska.

O relatório destaca ainda os investidores mais ativos na região europeia, apontado a Startup Wise Guys, Black Pearls VC, Czysta3.VC, SMOK Ventures, LT Capital, Next Road Ventures, Evig Alfa, Tar Heel Capital Pathfinder, Fil Rouge Capital, Early Game Ventures, Superangel e a Eleven Ventures

Chronowska acredita que “após o ano recorde de 2021, 2022 deve ser outro ano forte para os VC e start-ups em estágio inicial na CEE. No entanto, o impacto da trágica invasão russa da Ucrânia pode introduzir uma incerteza notável em toda a região e na economia global, levantando um grande ponto de interrogação para os ecossistemas de start-ups e VC globais e regionais. No rescaldo, a quantidade de capital alocado em start-ups regionais 2022 pode desacelerar em relação ao histórico de 2021″.

Comentários

Artigos Relacionados