Investimento norte-americano apoia empreendedorismo feminino em Portugal

A 3.ª edição do programa “Academy for Women Entrepreneurs” vai receber candidaturas até 25 de setembro. Promover o talento empreendedor feminino em Portugal é o objetivo.

Já estão a decorrer as inscrições (são gratuitas) para a 3ª edição do programa “Academy for Women Entrepreneurs” (AWE), uma iniciativa que incentiva o talento empreendedor feminino em Portugal através de investimento norte-americano.

Depois de duas edições com mais de 600 de candidaturas e 54.000 dólares atribuídos em seed funding, a edição deste ano, vai também, e pela primeira vez, proporcionar ajuda e investimento a cidadãs ucranianas com residência em Portugal, de modo a tornarem os seus negócios uma realidade.

Assim, durante os quatro meses do programa, as candidatas terão a oportunidade de aperfeiçoar as suas aptidões empreendedoras, através do networking e de sessões de mentoria. Além disso, o programa potencia a internacionalização, constrói reputação e apoia empreendedoras na estruturação dos negócios

Catarina Miguel Martins, diretora da Drive Impact, entidade responsável pela implementação da Academy for Women Entrepreneurs em Portugal, salienta que o programa tem funcionado como um verdadeiro acelerador de negócios. “Após quatro meses de programa 70% das participantes já tinham aumentado o seu volume de negócios e 80% estabeleceram novas parcerias como consequência da AWE”, revela.

Portugal faz parte da rede global da AWE através da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.  A Drive Impact Crl é responsável pela implementação do programa no mercado nacional. Desde 2021, o programa contou com 76 finalistas, que viram os seus planos de negócios tornarem-se realidade. Seis projetos vencedores receberam financiamento inicial, dois projetos geraram estágios nos EUA e quatro receberam menções honrosas.

O AWE pretende dar às mulheres de todo o mundo a oportunidade de melhorarem as suas competências empreendedoras e construir o seu modelo de negócio através de um programa de aprendizagem online e em inglês. Desde o seu lançamento, 25 mil mulheres participaram no programa em mais de 100 países.

O AWE permite que as mulheres desenvolvam suas ideias empreendedoras por meio de um modelo híbrido que combina acesso à plataforma online DreamBuilder, desenvolvida pela Thunderbird School of Global Management da Arizona State University, e sessões de grupo, palestras técnicas e inspiradoras, bem como mentoria até o Demo Day.

Comentários

Artigos Relacionados