Invest Qatar lança Startup Qatar para atrair empresas tecnológicas para o país
A plataforma online Startup Qatar pretende ligar as empresas em fase inicial aos serviços de apoio do Qatar, bem como aos programas de financiamento e de incubação existentes no país.
A Agência de Promoção do Investimento do Qatar (Invest Qatar) lançou a Startup Qatar, uma plataforma online que procura responder a todas as necessidades das empresas em fase de inicial que pretendam estabelecer-se ou expandir o seu negócio no Qatar.
Em apenas seis dias desde o seu lançamento no Web Summit Qatar 2024 (que, na sua primeira edição, foi o maior encontro de start-ups de sempre no Médio Oriente), a plataforma conseguiu registar mais de 3 mil visitas.
“Estamos muito satisfeitos com o elevado nível de envolvimento com a Startup Qatar por parte de star-ups internacionais promissoras, que estão ansiosas por estabelecer a sua presença no Qatar. Esta colaboração pioneira com empresas nacionais destaca o compromisso inabalável do país em fazer avançar os ecossistemas de inovação e empreendedorismo, ao mesmo tempo que apoia a mudança do Qatar para uma economia baseada no conhecimento”, afirmou Sheikh Ali Alwaleed Al Thani, CEO da Invest Qatar, ao Entrepreneur
Como parte da oferta da Startup Qatar, o Qatar Financial Center facilitou o registo de mais de 100 empresas. Além disso, o Programa de Investimento Startup Qatar, disponibilizado pelo Qatar Development Bank (QDB), recebeu mais de 150 inscrições durante o evento.
Com o objetivo de atrair start-ups de tecnologia para estabelecer ou expandir a sua presença no Qatar, o programa disponibiliza financiamento para empresas em fase inicial e em fase de crescimento, bem como incentivos e serviços de apoio alinhados com os subsídios já oferecidos pela Startup Qatar, explica o Invest Qatar.
A Qatar Manpower Solutions Co. (Jusour), uma sociedade anónima privada detida a 100% pelo governo do Qatar, já mostrou a sua intenção de apoiar a Startup Qatar através do programa Mustaqel, uma iniciativa de residência apoiada pelo Estado do Qatar com o objetivo de atrair empresários e talentos de todo o mundo para o Qatar.
O programa oferece uma autorização de residência de cinco anos (com possibilidade de renovação) a empreendedores que se destaquem em vários setores. O visto de talento é oferecido a empreendedores altamente qualificados que tenham obtido um contrato de trabalho aplicável no Qatar e que cumpram os requisitos mínimos de competência e experiência. Já o visto de empresário destina-se a proprietários de empresas que apresentem os seus planos de negócio ou que comprovem que foram cumpridos os requisitos mínimos de financiamento inicial.
Segundo Sheikh Jassim bin Mansour bin Jabor Al Thani, diretor do Gabinete de Comunicações do Governo e presidente da Comissão Organizadora do Web Summit Qatar 2024, “com uma iniciativa virada para o futuro como a Startup Qatar, estamos a atrair visionários de todo o mundo para lançarem aqui os seus sonhos. Ao fornecer financiamento vital, incentivos e apoio logístico, o Qatar está a tornar-se um destino líder para start-ups tecnológicas”.