InnoEnergy procura projetos europeus inovadores em energias sustentáveis
A EIT InnoEnergy lançou ontem a sua primeira call para scale-ups. Objetivo, apoiar projetos inovadores no sul da Europa.
O projeto europeu de inovação para a energia sustentável, EIT InnoEnergy, lançou a ontem a sua primeira call para scale-Ups para descobrir e apoiar projetos inovadores em crescimento no sul da Europa.
Esta call, promovida para acelerar a transição energética, reduzir as emissões de carbono e manter a segurança do fornecimento em toda a Europa, tem como objetivo encontrar negócios no domínio da energia sustentável com inovações bem-sucedidas já no mercado, que possam ser levadas ao próximo nível através do programa Boostway. Trata-se de um programa da InnoEnergy, que vai muito além do investimento uma vez que disponibiliza aos participantes o acesso ao ecossistema de inovação de confiança da InnoEnergy, de mais de 430 parceiros do setor, capitais de risco de tecnologia limpa e institutos de investigação.
O programa Boostway inclui ainda, para os candidatos aceites, um pacote de suporte personalizado p que envolve avaliações de equipa, apoio à comercialização, business development e planificação para a industrialização e internacionalização. As candidaturas para a call para scale-ups estão abertas até 16 de junho.
Josep-Miquel Torregrosa, Business Creation Officer para a região ibérica da InnoEnergy, explicou em comunicado que nas empresas que apoiam, na Península Ibérica, “já tiveram um impacto significativo na transição energética, embora principalmente a nível local”. Agora, salientou, “é o momento de ampliar o seu trabalho para mercados distintos. O nosso programa Boostway aborda alguns dos principais desafios que enfrentam as empresas em crescimento, como ampliar as operações e tornar as cadeias de fornecimento mais eficientes, pois passar de uma unidade para 10 mil é difícil.”
Refira-se que a InnoEnergy, criada em 2010, é apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e que a InnoEnergy possui 56 scale-ups no seu portefólio em toda a Europa. 70% delas entraram em novos mercados no primeiro ano do programa. Em Portugal, a Pro-Drone foi uma das start-up que já participou no Boostway® e está agora a expandir a sua atividade no domínio das as inspeções de turbinas eólicas através de drones, para os mercados francês e belga.