Eurostars financia projetos internacionais de I&DI. Tem até 15 de setembro para se candidatar.

Apoiar financeiramente projetos colaborativos internacionais de I&D e inovação é o foco do Eurostars. As candidaturas foram prolongadas até 15 de setembro.

O programa Eurostars é um instrumento da Rede Eureka dedicado a financiar projetos internacionais de I&DI liderados por PME inovadoras em colaboração com grandes empresas, universidades, centros de investigação e outro tipo de entidades. Ou seja, o consórcio do projeto deve ter uma PME inovadora no papel principal, mas também pode incluir outro tipo de organizações.

Neste momento estão a decorrer as inscrições para a 3.ª e última fase de candidaturas. Podem participar consórcios liderados por uma PME de um país do Eurostars. O consórcio deve ser composto por pelo menos duas entidades independentes; deve integrar entidades de pelo menos dois países do Eurostars, com pelo menos uma organização proveniente de um Estado-membro da União Europeia ou uma organização proveniente de um país associado da UE ou Horizonte Europa.

Por sua vez, o orçamento das PME dos países participantes, excluindo a subcontratação, deve ser de 50% ou mais do custo total do projeto e nenhum participante ou país deve ser responsável por mais de 70% do orçamento do projeto. A duração do projeto, que está focado apenas em aplicações civis, pode ir até aos 36 meses.

Os projetos serão analisados por avaliadores independentes que pontuarão e classificarão os candidatos de acordo com três critérios principais: qualidade e eficiência da implementação; impacto (mercado e comercialização); e excelência em inovação e P&D.

As candidaturas são consideradas para financiamento se estiverem entre os 200 melhores projetos avaliados pelos especialistas do painel de avaliação independente. A decisão dos selecionados para financiamento será divulgada até meados de dezembro e o objetivo, segundo o Eurostars, é que os acordos com o seu organismo nacional de financiamento sejam assinados entre cinco e sete meses após o prazo de submissão.

Comentários

Artigos Relacionados