ImpactOn vence programa de aceleração da Casa do Impacto

A primeira edição do Rise for Impact já tem vencedor. A escolha recaiu na start-up ImpactOn.
Já está encontrada a vencedora da primeira edição do RISE for Impact, o programa de aceleração da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi a ImpactOn, uma start-ip que ajuda a escalar e replicar negócios de impacto social e ambiental em todo o mundo.
Atualmente o projeto já está presente em cinco regiões do mundo, e regista uma média de 1 adoção de modelo de negócio por dia. Um das suas mais recentes inovações foi o “Apart but United”, um projeto que visa partilhar as iniciativas existentes para combater as consequências sociais geradas pela pandemia do COVID-19, de forma a que possam ser utilizadas e replicadas em qualquer parte do mundo, durante e pós-pandemia. Meg Pagani, fundadora, afirmou que o projeto “ajudou-nos rever o modelo e a identificar novas oportunidades de negócio, essencial para tornar a ImpactOn no que é hoje.”
A start-up que transforma plástico recolhido dos oceanos em sapatilhas personalizadas e fabricadas em Portugal, Skizo, e o projeto para jovens e crianças que promove a inclusão social através da música, Acorde Maior, ficaram respetivamente em segundo e terceiros lugares.
O júri que votou os projetos a concurso foi composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, João Borga, diretor da StartUp Portugal e Joana Almeida, Programs Director do IES.
“Optamos por realizar já a final do RISE, num formato online por forma a mantermos a nossa comunidade ativa, com o mesmo género de iniciativas que costumamos ter no Convento São Pedro de Alcântara. Estas últimas semanas temos sentido a comunidade da Casa do Impacto muito presente, a desenvolver eventos e iniciativas com tremendo impacto nos dias que vivemos”, explicou Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.
O prémio atribuído teve a particularidade de, a pedido dos três classificados, ser repartido de forma igualitária por todos – ou seja, dois mil euros cada – em vez do vencedor levar a maior fatia, para assim, todos poderem desenvolver e implementar das suas soluções. Além do prémio pecuniário, a ImpactOn, Skizo e a Acorde Maior tem ainda direito a incubação gratuita no hub durante seis meses.
O programa RISE for Impact, recorde-se, é destinado a projetos que promovam inovação na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A próxima edição do Rise for Impact já abriu candidaturas.