Ilha do Pico acolhe segunda incubadora de empresas e conta com mentores de Silicon Valley

Com o lema “da Madalena para o mundo”, a Start Up Pico terá como foco as novas tecnologias, funcionará em parceria com a Escola Profissional do Pico e a Universidade da Beira Interior, e contará com mentores de Silicon Valley.
O município da Madalena, na ilha do Pico (Açores), vai criar uma incubadora de empresas, a segunda da ilha com mentores de Silicon Valley, para fomentar o emprego e fixar população.
“Estamos a aproveitar esta oportunidade. É mais um polo de desenvolvimento do concelho, criando mais emprego e mais riqueza em todo o concelho e em toda a ilha”, adiantou, em declarações à Lusa, o presidente do município, José António Soares.
A Start Up Pico é a segunda incubadora de empresas da ilha e tal como a Criar Tec, de São Roque, conta com mentores de várias empresas de Silicon Valley, nos Estados Unidos. Enrique Diaz, da Apple, Maria Silveira, da Foster Farms, Ângela Simões, da Palcus, Ângelo Garcia, da Lucas Real Estate Holdings, Nuno Braga, da Zoom, e Amanda Schmidt, da PandaDoc, são alguns deles.
A incubadora conta também com uma parceria com a empresa AzoresX, criada pelo empresário picoense Roberto Lino, que trabalhou durante mais de duas décadas em Silicon Valley, com a Escola Profissional do Pico e com a Universidade da Beira Interior.
“A ideia é aproveitarmos todos esses ‘players’ importantes neste mercado para poderem-nos ajudar a promover cada vez mais a StartUp do Pico”, salientou o autarca.
Com o lema “da Madalena para o mundo”, a incubadora terá um foco, sobretudo, nas novas tecnologias.
Para já, a incubadora deverá ficar instalada num edifício do município, que será alvo de obras de beneficiação, mas o autarca não impõe limite ao número de inscrições.