Grupo gestor do Hospital de Cascais vence prémio Digital Health com projeto de telemedicina

Projeto de telemedicina para doentes em diálise vence prémio de Melhor Projeto na 7ª edição dos Prémios de Saúde Digital realizada na sede da Fundação Cofares.

O grupo espanhol Ribera, atual gestor do Hospital de Cascais, venceu o prémio de “Melhor Projeto de Telemedicina” com o seu Programa de Nutrição Digital para doentes em diálise, na edição deste ano do programa Digital Health.

Desenvolvido em colaboração com a Nootric, o Programa de Nutrição Digital inclui planos e guias nutricionais personalizados e oferece acompanhamento online em tempo real dos hábitos nutricionais de cada doente em tratamento, com sistema de alerta para prevenir agravamentos da doença. Neste momento, está disponível para doentes em diálise do Hospital Universitário Vinalopó (Elche, Valência) e do centro de diálise Nefrosol (Alicante).

“Estamos muito felizes e satisfeitos com os desafios que assumimos e concretizamos, em que a transformação digital é um deles”, e que este reconhecimento vem consubstanciar, dado tratar-se de “prémios em que são galardoados importantes projetos e de grande qualidade promovidos por instituições e empresas de referência”, diz Tania Menéndez, Diretora de Transformação Digital do grupo Ribera.

Nesta primeira fase, a solução está focada em doentes em diálise com excesso de peso ou obesos candidatos a transplante renal, tendo-se registado uma “melhoria na qualidade de vida e redução significativa do peso corporal (média de 6,4 kg por paciente), além de melhoria da composição corporal e aumento de ganho de força”, salienta o grupo Ribera.

Os Prémios Digital Health – Saúde Digital visam reconhecer as iniciativas desenvolvidas na área da saúde nos sectores público e privado que contribuam para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas através das novas tecnologias de informação e comunicação. A 7.ª edição decorreu na sede da Fundação Cofares, em Madrid.

Comentários

Artigos Relacionados