Garage Pitch: mais ideias, investidores e conselhos

Conheça mais projetos interessantes e os conselhos dos investidores e mentores do Garage Pitch.
É sob o mote “porque grandes negócios começam em grandes garagens” que se encerra a primeira temporada do Garage Pitch. Ao todo, foram lançados 12 episódios, que incluem 36 projetos das mais variadas áreas de atividade. O objetivo deste segundo resumo é, tal como o primeiro, apresentar cada um dos projetos, mas também listar os melhores conselhos dados pelos investidores e mentores.
7.º Episódio
Gabe’s Zest
Negócio:
Este projeto procura preencher uma lacuna existente no mercado da alimentação: os vegans, alérgicos e intolerantes. A ideia surgiu a partir da alergia a ovos do filho do fundador do projeto, Nuno Teles. Segundo o responsável da Gabe’s Zest, a empresa não tem concorrência direta e quer trabalhar o mercado tanto em formato B2C como em B2B. As necessidades atuais passam por um investimento de cerca de 50 mil euros para equipar uma cozinha profissional.
Conselhos:
Susana Sequeira (sócia fundadora e diretora criativa MSTF Partners): Visto que o principal veículo de conhecimento do projeto será o tradicional boca-a-boca, Susana Sequeira sugere que haja uma mudança de nome, de forma a tornar-se mais memorável. Para além disto, reconhece que seria uma boa ideia apostar nas parcerias/vendas a restaurantes.
Tim Vieira (CEO Bravegeneration): Em vez de recolher investimento para equipar uma cozinha profissional, pensar em fabricar o produto em formato outsourcing, de forma a começar a vender.
Ricardo Brito Luz (head of business development da Altice): Focar-se inicialmente apenas num dos veículos de venda do produto (B2B/B2C).
Negócio:
50% dos portugueses não dormem bem, segundo um estudo da Deco. E foi a pensar nestas pessoas que a Koala Rest desenvolveu uma plataforma que não só escolhe o melhor colchão adaptado a cada necessidade, como também anula a “taxa” de intermediário que costuma estar anexada a este tipo de produtos. Desta forma, os clientes podem comprar um produto de elevada qualidade a um preço bastante mais reduzido – quando comparado com o resto do mercado. Para além disso, caso não se adapte ao colchão comprado, a Koala Rest dá a possibilidade de o devolver num período de 30 dias.
Conselhos:
Tim Vieira: Encontrar algumas parcerias com hotéis para as pessoas experimentarem o colchão.
Negócio:
O negócio cofundado por Gonçalo Henriques pretende dar um novo ânimo à gaveta de meias masculinas e começou a ser pensado numa edição da Web Summit quando o cofundador se apercebeu que havia dois pontos em comum entre todos os oradores: não utilizavam gravatas, mas calçavam meias coloridas. Durante a apresentação, Gonçalo diz acreditar que as gravatas estão em extinção e que, eventualmente, vão ser substituídas por meias “mais extrovertidas”. Por agora, os temas que servem de base à criação das meias são os carros clássicos, mas a equipa não se quer restringir a este tipo de padrões.
Conselhos:
Susana Sequeira: Numa fase avançada, em vez de optarem por roupa interior – como acontece com a evolução natural das marcas -, a mentora do Garage Pitch acredita que seria proveitoso iniciarem a criação de luvas do mesmo género.
Ricardo Brito Luz: Permitir uma personalização das meias.
Tim Vieira: Abrir parcerias com embaixadores da marca e influenciadores.
8.º Episódio
Negócio:
Software de gestão de projetos de construção (em formato SaaS) para gestores de projeto, investidores ou proprietários que já está disponível em quatro línguas e que visa facilitar processos e melhorar a comunicação entre todas as entidades envolvidas. A Buildtoo é uma empresa criada por engenheiros e arquitetos que desenvolveu um sistema em cloud que dá acesso, em tempo real, à planificação da obra, orçamentos, documentos, fotografias, cronograma da obra e todos os aspetos necessários ao desenvolvimento de um projeto desta ordem.
Conselhos:
Tim Vieira: Incluir os bancos no grupo-alvo.
EcoXperience
Negócio:
Nascida em 2016, a EcoXperience é uma start-up portuguesa que se foca na reutilização e diminuição da poluição derivada de óleos alimentares. Segundo dados de 2017 da Agência Portuguesa do Ambiente, todos os anos são despejadas 35 mil toneladas de óleo alimentar nos esgotos domésticos. César Henriques, cofundador do projeto, quer reduzir este desperdício através da reutilização de óleo alimentar para a produção de sabonetes biodegradáveis ou detergentes.
Conselhos:
Alexandre Pinto (cofundador da iClio): Não procurar investimento e tentar arrancar com o projeto para o mercado através do formato bootstrapping.
Tim Vieira: Focar-se numa área apenas, em vez de tentar “atacar” todas as frentes.
Negócio:
Solução para o carregamento de carros elétricos em estacionamentos privados a pensar no problema de reabastecimento deste tipo de veículos. Rui Sousa, responsável do projeto, diz que a MOVTZ pode utilizar caixas de carregamento já presentes nos locais ou pode instalar o sistema de raiz. O pagamento da energia utilizada aparece na fatura dos clientes ao final de cada mês.
Conselhos:
Tim Vieira: Reunir com as fabricantes de carros para conseguir o selo de aprovação para o produto desenvolvido pela MOVTZ.
9.º Episódio
Huubster
Negócio:
A Huubster é uma plataforma que permite que o público faça um agendamento com especialistas em automóveis para ajudar à compra de carros em segunda mão. O negócio surgiu da constatação de um problema real, que passa pela falta de conhecimento e informação sobre a avaliação de um veículo usado.
Conselhos:
Tim Vieira: Manter o contacto com o cliente final com o objetivo de apoiarem a próxima compra de carro.
Negócio:
95% dos acidentes acontecem devido a erro humano. Este dado inspirou Miguel Aires a criar um dispositivo que avalia as capacidades de condução dos automobilistas com o objetivo de as melhorar através do feedback. Apesar do modelo não estar patenteado, o cofundador do projeto acredita que é impossível copiar o produto devido às “centenas de algoritmos” que estão presentes no software.
Negócio:
“A bicicleta é a forma de mobilidade mais eficiente que existe”. É por isto que a Biklio acredita que as pessoas que utilizam este meio de transporte para se deslocarem devem ser recompensadas. A equipa liderada por João Bernardino desenvolveu uma app que reconhece quem está a andar de bicicleta e que, posteriormente, gera descontos como forma de compensação. O projeto é interessante não só para os utilizadores deste meio de transporte, como também para os potenciais parceiros que podem atrair este tipo de condutores para as suas lojas (em troca de descontos).
Conselhos:
Tim Vieira: Entrar em contacto com as Câmaras Municipais para negociar a redução de taxas para os condutores de bicicletas.
10.º Episódio
Negócio:
A Picma desenvolveu um dispositivo de monitorização inteligente de painéis solares. A ideia começou quando um dos cofundadores fez um investimento em painéis solares e, pouco tempo depois, se apercebeu que a eficiência dos aparelhos estava comprometida devido à sujidade. A pensar nisto esta start-up desenvolveu o Coulomb, que permite fazer uma supervisão dos painéis e dá alertas aos seus utilizadores sobre a manutenção necessária.
Conselhos:
Tim Vieira: Levar a cabo uma campanha de crowdfunding em troca do produto, em vez de recolherem uma ronda de investimento (onde teriam de dar parte da empresa).
Jesper Andersen (empresário e fundador da NewCo Festivals, chairman do VHILS Group e general associate da DIF Broker): Tendo em conta que é um projeto no mercado sustentável, Andersen aconselha a Picma a recorrer ao Portugal 2020.
Negócio:
A WePark é um serviço de estacionamento para locais mais movimentados da cidade. O projeto conta com motoristas certificados que recolhem o carro dos utilizadores e os estacionam em locais seguros. O serviço custa cinco euros e tem um custo de um euro por hora.
Conselhos:
Jesper Andersen: Incluir o negócio nos restaurantes com mais tração da cidade.
Negócio:
A ideia por trás da criação da Saúde Animal 24 passa por encurtar a distância entre os donos de animais e os veterinários, com o objetivo de tirar dúvidas tanto fora de horas, como a seguir a consultas.
Conselhos:
Tim Vieira: Criar parcerias com grandes players do mercado animal para tornar a insígnia da marca mais visível e próxima do público-alvo.
11.º Episódio
Negócio:
A Invisible Cloud desenvolve soluções em cloud para virtualização de departamentos e automatização de processos. A empresa tem um especial foco na cobrança de futuras dívidas no mercado nacional e, nos Estados Unidos, na área de saúde e construção. Nos últimos dois meses a plataforma já geriu mais de 15 milhões de euros em dívida e já enviou 13 mil notificações.
Negócio:
A ISSHO Technology desenvolveu uma ferramenta capaz de customizar em massa todos os detalhes dos produtos de uma fábrica, enquanto gera um orçamento automático e cria uma imagem realista daquilo que está a ser projetado. A ISSHO pretende juntar num único software as várias fases de produção, especialmente no mercado de mobiliário por medida. O projeto foi lançado há quatro anos e tem tido uma taxa de crescimento year-over-year de 194%.
Conselhos:
Tim Vieira: Ampliar o público-alvo para uma vertente mais criativa, como designers e arquitetos.
Sailside (ex-Boatify)
Negócio:
“Com a nossa empresa qualquer pessoa pode ser capitão por um dia.” Esta é a premissa da Sailside, uma empresa criada por João Vilas Boas dirigida a quem quer rentabilizar o seu barco através do aluguer. O projeto já está presente no Brasil, Portugal, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Conselhos:
Tim Vieira: Criar mais valor à volta do aluguer dos barcos através da venda da experiência.
12.º Episódio
Negócio:
A Delox é uma solução projetada para desenvolver uma nova geração de esterilizadores, pensada para combater todos os microorganismos e as infeções hospitalares através do aumento da eficiência da esterilização.
Conselhos:
Levar o produto para o mercado veterinário, de forma a poder começar a testar a solução num ambiente real ao mesmo tempo que não precisam de tantos certificados.
Negócio:
Plataforma de prestação de serviços que faz a ponte entre as pessoas e os profissionais das mais variadas áreas. Segundo David Cordeiro, responsável pelo projeto, a Fixando pretende ser “um mini departamento comercial e de marketing dos pequenos empresários, ajudando-os a fazer crescer o seu negócio”.
Negócio:
A proposta da WashToGo passa por ter uma forma de lavar roupa onde quer que esteja, de forma rápida. Isto é feito através das pastilhas efervescentes, que atuam na água durante 15 minutos, permitindo ter sempre por perto uma “lavandaria de bolso”.