Fundo de investimento norte-americano compra totalidade da Staples

A Sycamore Partners, um fundo privado de capital de risco, anunciou não um investimento, mas a compra da Staples por 6,9 biliões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros).

A Staples acaba de ser adquirida pelo fundo Sycamore Partners por 6,9 biliões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros), num pagamento à Staples de 10,25 dólares (cerca de 9 euros) por ação em dinheiro.

A Sycamore Partners, fundo de investimento privado sediado em Nova Iorque, é especializado no investimento nos setores do retalho e do consumo, que até ao momento detinha sob sua gestão 3,5 biliões de dólares (cerca de 3 mil milhões de euros) e apostava numa gestão conjunta com as empresas em que investia de forma a potenciar a sua rentabilidade e o valor estratégico do negócio.

A Staples avançou que o negócio deverá estar concluído até dezembro e que Shira Goodman permanecerá como CEO da empresa.

A aquisição de empresas de retalho no mercado norte-americano tem sofrido uma grande quebra nos últimos dois anos, em virtude da onda de falências no setor, como da Sports Authority, Rue21, Gymboree e BCBG Max Azria LLC.

O negócio da Sycamore com a Staples mostra, no entanto, que está a ser feita uma distinção entre a aquisição de empresas de retalho na área da moda, mais expostas à mudança nos gostos dos consumidores, da dos retalhistas que operam em nichos de mercado e com consideráveis fluxos de caixa, como é o caso da Staples.

A aquisição da Sycamore demonstra também a sua disposição em assumir o risco de queda das vendas nas lojas da Staples, onde o comércio online e a forte concorrência têm vindo a ser um grande desafio à marca, face ao potencial que encontra na unidade de entregas da empresa, que fornece diretamente às empresas.

Segundo a Reuters, a Sycamore vai reestruturar a Staples em torno de três linhas: o seu negócio mais forte, o de entregas, o seu negócio mais fraco, o de retalho, e o negócio que tem no Canadá. Esta reestruturação trará no futuro à Sycamore a hipótese de venda do negócio de retalho da Staples.

Comentários

Artigos Relacionados