A iniciativa da Boehringer Ingelheim quer apoiar projetos inovadores que ajudem na retoma nos cuidados de saúde. As candidaturas abertas até 16 de abril.

O BI Award for Innovation in Healthcare 2021 é um novo projeto que visa melhorar os cuidados de saúde em Portugal promovido pela Boehringer Ingelheim, com o apoio institucional da Ordem dos Médicos, que nasceu para responder à necessidade de uma rápida retoma dos cuidados de saúde para uma recuperação plena de Portugal.

Este prémio pretende dar vida a ideias inovadoras distinguindo projetos inovadores capazes de contribuir para uma otimização das diferentes áreas orgânicas e funcionais do sistema de saúde português.  Ou seja, o BI Award for Innovation in Healthcare procura projetos que possam ser integrados em contextos reais de saúde em Portugal e que se foquem nas necessidades dos doentes.

Os projetos candidatos devem incluir temas/áreas, de acordo com os pilares chave do prémio, a saber: Acesso – melhorar o acesso aos cuidados de saúde através de projetos com impacto visível na resposta em tempo real; Prestação de cuidados de saúde; sistemas de informação de saúde; organização e gestão de cuidados de saúde; resultados em saúde.

O BI Award for Innovation in Healthcare 2021 assenta num formato de trabalho colaborativo (Hackathon), no qual as equipas candidatas, compostas por três a seis membros, serão apoiadas por um grupo de mentores especializados e alinhados com os temas estratégicos deste prémio.

A competição terá lugar de 21 a 23 de maio, durante um evento de hackathon, no qual os participantes se reúnem para resolver problemas sobre um tema específico, num curto espaço de tempo, envolvendo momentos de criação de ideias, construção de um protótipo (quando aplicável), validação, desenvolvimento de um roadmap futuro e uma apresentação do projeto ao júri, que será responsável pela sua avaliação, classificação e identificação dos vencedores.

Além de um prémio monetário – de 47.500 euros, a dividir pelas três equipas vencedoras – a iniciativa quer integrar os projetos vencedores num ecossistema adequado à sua aplicação que permitirá a contribuição direta para a sociedade e a saúde dos portugueses. Os vencedores serão conhecidos última semana do mês de maio.

Comentários