Portugueses compram em várias superfícies comerciais

O “Panorama do Retalho Português” avalia as preferências dos consumidores nacionais. O relatório é da Nielsen e revela que 64% dos lares em Portugal compram em mais de quatro insígnias.
Identificar as preferências dos shoppers portugueses e o impacto da atual realidade no retalho em Portugal, para fabricantes e retalhistas, é o propósito do estudo “Panorama do Retalho Português” realizado pela Nielsen com base no Painel de Lares e divulgado esta semana.
Esta pesquisa posiciona-se como uma ferramenta para as marcas e os retalhistas compreenderem melhor as transformações em curso no setor e identificarem oportunidades de negócio num ambiente competitivo e com consumidores com um novo mindset.
Os resultados indicam que 89% dos consumidores nacionais experimenta novas marcas e produtos, o que revela que procuram inovação e estão mais predispostos à experimentação. Por outro lado, 68% estão dispostos a pagar mais por produtos de maior qualidade e mais de metade dos consumidores mostram-se interessados em experimentar produtos de marcas locais ou socialmente responsáveis, enquanto cerca de dois terços compram produtos de alimentação saudável. Perante estes valores, a pesquisa Nielsen identifica o que designa de omnishopper: um shopper simultaneamente mais experimentador, mais local, mais social, mais responsável e mais inteligente nas escolhas que faz.
Constata-se também que a competitividade da oferta conduz a uma menor lealdade dos consumidores, que acabam por fazer as compras em várias insígnias, entenda-se diferentes superfícies comerciais. 61% dos lares em Portugal apresentam uma taxa de lealdade menor que 20% dos retalhistas.
O aumento do número de lojas, mais de 100 em 2019, a maior penetração nos lares, a entrada de novos players no mercado e o peso das promoções contribuíram para que o cenário do retalho seja muito competitivo entre as diferentes insígnias do canal moderno, com a movimentação de clientes entre todas elas.Também o crescimento dos canais de proximidade contribuiu para movimentar o mercado, atendendo às necessidades de conveniência dos shoppers, que procuram uma oferta que lhes permita poupar tempo e responder a um estilo de vida mais agitado.
Como explica Lahna Barbosa, Analytical Consultant da equipa de Painel de Lares da Nielsen, “os shoppers devem ser o principal stakeholder das estratégias de mercado. As suas preferências têm de ser o centro das estratégias de fabricantes e retalhistas, pelo que conhecer adequadamente o consumidor se afigura como essencial no sentido de criar estratégias vencedoras”.