Fundação Francisco Manuel dos Santos lança ciclo de conferências sobre dívida e financiamento

O ciclo arranca hoje com uma conferência na qual será apresentado o novo estudo “Dívida indexada ao PIB na economia portuguesa”.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) lança a partir de hoje, dia 17 de junho, o ciclo de conferências digitais “Dívida e financiamento da economia portuguesa”.

Teria a economia portuguesa conseguido uma melhor prestação caso os governos tivessem contraído dívida indexada ao PIB, em vez de dívida tradicional? Como poderá Portugal apostar na recuperação da economia tendo em conta o atual nível de endividamento do Estado, das empresas e das famílias? Qual é a capacidade de financiamento das economias europeias e que soluções deveriam ser implementadas ao nível Europeu? Para refletir sobre estas e outras questões, a FFMS convidou especialistas nacionais e internacionais, que, ao longo das próximas três semanas, vão participar em debates digitais dedicados a debater o futuro da dívida pública.

Hoje, o ciclo arranca com uma conferência onde será apresentado o estudo “Dívida indexada ao PIB na economia portuguesa” da autoria de Gonçalo Pina. Segue-se um debate entre o autor do estudo, a atual presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, Cristina Casalinho, e o anterior presidente da mesma instituição, João Moreira Rato.

No dia 25 de junho, Lucrezia Reichlin (London Business School) e Markus Brunnermeier (Universidade de Princeton), especialistas em macroeconomia e política monetária, analisam as soluções de partilha de risco na União Europeia em tempos de pandemia.

O ciclo chega ao fim no dia 1 de julho, com uma conferência onde Nazaré da Costa Cabral, presidente do Conselho das Finanças Públicas, e Francesco Franco (Nova School of Business and Economics), especialista em macroeconomia, debatem o futuro do financiamento da economia portuguesa.

Para mais informações, consulte o site da FFMS.

Comentários

Artigos Relacionados