Francesa Enerfip lança o seu primeiro crowdfunding de energia solar em Portugal

O projeto de painéis solares da subsidiária portuguesa da Langur pretende captar cinco milhões de euros junto de investidores de retalho. Esta é a primeira campanha da plataforma de financiamento da Enerfip em Portugal.

A plataforma francesa de crowdfunding especializado em transição energética Enerfip está a estrear-se em Portugal. A plataforma desafia os investidores a contribuírem para a angariação de 5 milhões de euros, com um investimento mínimo de 10 euros, e a promessa de um retorno de 8,5%. A empresa está ainda a analisar mais 20 projetos, dos quais espera financiar pelo menos dois ao longo do próximo ano.

A estreia da empresa no mercado português fica marcada por um grupo de seis projetos, com uma capacidade total de 22,5 megawatts-pico. São promovidos pela espanhola Langur Holding Corporation, que detém uma filial em terras lusas, a Langur Portugal, em parceria com o fundo de investimento luxemburguês Green Power.

Os projetos já estão numa fase de “pronto a construir”, e a construção oscilará entre 32 e 48 semanas, consoante a dimensão de cada um. Avançarão todos em paralelo, de forma a estender o período de implementação, no máximo, até 18 meses. Estará pronto a operar no início de 2026, avança o ECO.

objetivo é arrecadar um total de 5 milhões de euros, num empréstimo de um ano e meio que oferece um retorno anual de 8,5%. O reembolso dar-se-á na data de vencimento do empréstimo. No mínimo, os investidores podem investir 10 euros neste projeto, ou podem estender-se até ao teto máximo de 147.890 euros. A campanha estará ativa até 15 de dezembro, data na qual está previsto o fecho do financiamento.

Os interessados têm que criar um perfil, que, depois de validado, lhes irá permitir investir no projeto selecionado. Depois, o utilizador dispõe de 10 dias para fazer a transferência que conclui o investimento.

Comentários

Artigos Relacionados