Fórum Oceano faz parceria com Novarium para acelerar economia azul e inteligência artificial
O Fórum Oceano, entidade que gere o cluster do mar português, e a Novarium vão colaborar no desenvolvimento de projetos relacionados com economia azul e com foco na inteligência artificial.
A parceria pan-atlântica entre as duas entidades visa promover o investimento oceânico e acelerar o crescimento da economia azul em redes regionais e internacionais, com particular enfoque na inteligência artificial oceânica, divulgou o Fórum Oceano.
Este acordo entre o Fórum Oceano e a canadiana Novarium vai permitir aos colaboradores desta última trabalharem em Lisboa (em sinergia com as instalações da Rede Fórum Oceano-Hub Azul) no apoio a start-ups da economia azul do Quebec e utilizar Portugal como plataforma de lançamento europeia.
A Novarium, por sua vez, também irá acolher start-ups portuguesas que tenham necessidades específicas de I&D, assim como facilitar o acesso a uma diversidade de infraestruturas de prototipagem.
Assim, na sequência do codesenvolvimento de atividades internacionais para a Novarium – em sinergia com projetos desenvolvidos pelo Fórum Oceano (como o Hub Azul e o Portugal Blue Digital Hub), as start-ups do Quebec (Canadá) e de Portugal terão maior acesso aos mercados norte-americano e europeu. Esta parceria “fomenta a estratégia do Fórum Oceano em dar passos cada vez mais sólidos na demonstração de aplicações de IA e os setores da economia azul, da qual faz parte o evento a Ocean.AI Summit, em setembro de 2024, aproveitando a reconhecida liderança global do Quebec no que diz respeito à inteligência artificial”, salienta aquela entidade.
António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano, frisou que “os acordos de cooperação com organizações líderes canadianas, como a Novarium, fazem parte da materialização da nossa estratégia de internacionalização. Temos muito a aprender com o Canadá, assim como sentimos que podemos contribuir para enriquecer a estratégia canadiana e os clusters canadianos com práticas que temos vindo a implementar em Portugal”.
Por sua vez, Amélie Desrochers, diretora executiva da Novarium, concluiu que “as joint ventures com o Fórum Oceano vão ajudar fundadores e investigadores a desenvolver uma mentalidade global e poderosas estratégias internacionais de entrada no mercado. Só poderemos vencer através de novas colaborações com ecossistemas que tenham o mesmo foco que nós na economia azul e nas suas soluções promissoras, com forte potencial de crescimento para o desenvolvimento de recursos marítimos e a aplicação de tecnologias em engenharia marítima e navegação inteligente”.