Conheça algumas formas de melhorar a produtividade de uma equipa que está constantemente a encontrar novos desafios.

Gerir uma start-up ou um pequeno negócio de forma bem-sucedida é um desafio. Se no princípio havia vontade de marcar a diferença com o seu novo produto ou serviço, esta motivação vai decrescendo à medida que são encontradas novas barreiras e a empresa começa a navegar na incerteza.

Estes desafios vão sugando lentamente a energia dos seus funcionários, impactando diretamente o nível de produtividade da equipa. Portanto, a questão que se impõe é: “como é que mantemos uma equipa com um nível de produtividade alto quando esta se encontra desmotivada?”

A publicação online 99signals apresentou uma possível solução para este problema e aconselha que sejam dados cinco passos:

1- Controle o tempo
Durante as oito horas de trabalho diárias é praticamente inevitável que não surjam contratempos. Quando confrontado com este cenário, é importante que a equipa utilize um método eficaz para resolver rapidamente o problema. Para tal, é relevante que divida os desafios mais complexos em vários tarefas e que controle o tempo que está a utilizar para cada uma delas. Por exemplo, tem uma reunião dispensável para alguns dos seus colaboradores? Não os obrigue a comparecer. Em vez disso, utilize esse tempo para tarefas mais relevantes e que fomentem a produtividade.

2- Utilize ferramentas para melhorar a produtividade
Nos dias que correm há apps para tudo, mas é importante perceber as que se adequam às necessidades do seu projeto e dos seus colaboradores. Programas como o Slack, Canva, Hootsuite e Trello podem ser úteis para melhorar a produtividade da sua equipa. Conheça 10 ferramentas que podem ajudá-lo.

3- Tente tornar o trabalho divertido
 A cultura é uma das componentes mais importantes para o sucesso do dia-a-dia das empresas. A boa disposição e objetivos comuns da equipa não só melhoram a produtividade, como também diminuem o risco dos empregados “mais valiosos” saírem d a empresa, atraindo simultaneamente mais talento.

4- Invista na educação da sua equipa
Agora que a sua equipa está feliz, está na altura de manter esta satisfação durante anos, de forma a continuar a trabalhar com as pessoas que conhecem o projeto desde os primeiros dias. Se no início as start-ups necessitam de pessoas versáteis, capazes de executar várias tarefas ao mesmo tempo, esta realidade vai-se alterando com o tempo. Quanto maior se torna a empresa, mais especializados têm de ser os seus colaboradores. É por isso que a 99signals aconselha a investir na educação dos funcionários. Em vez de contratar alguém novo para exercer um cargo, pode apostar no treino de uma pessoa que já faz parte da equipa. Na verdade, segundo um estudo do LinkedIn, a aprendizagem contínua dentro de uma empresa é o que mantém os colaboradores mais felizes.

5- Adapte o local de trabalho às necessidades da equipa
Um estudo da Sheffield Hallam University indica que há provas suficientes de que o conforto, apesar de ser difícil de medir, está diretamente ligado à produtividade. A 99signals aconselha algumas modificações no seu escritório, como, por exemplo, pintar as paredes. Isto porque, segundo a investigação de uma psicóloga, as diferentes cores ajudam em diversas tarefas de trabalho. O azul ajuda o trabalho mental, o amarelo a criatividade, o vermelho o trabalho manual e o verde a melhorar o foco. Para além disso, é igualmente aconselhável a luz natural e um espaço onde os colaboradores possam relaxar, como uma sala de jogos.

Comentários

Sobre o autor

Avatar