Filipe de Botton eleito presidente da COTEC Portugal

O empresário CEO e fundador da Logoplaste foi eleito presidente da COTEC Portugal– Associação Empresarial para a Inovação, substituindo Jorge Portugal no cargo.

A COTEC Portugal– Associação Empresarial para a Inovação elegeu os seus novos Corpos Sociais para o mandato 2025–2028. Filipe de Botton, em representação da Logoplaste, assume a presidência da direção, dando início a um novo ciclo de liderança orientado para reforçar o papel da inovação como motor de crescimento económico, produtividade e atratividade internacional.

“A nova direção assume a ambição clara de posicionar a inovação como eixo estruturante de um ecossistema empresarial mais dinâmico, colaborativo e alinhado com os desafios globais”, explica a COTEC em comunicado.

Para além da Logoplaste, que preside à Direção, os novos corpos sociais integram: Galp (Maria João Carioca) na presidência da Mesa da Assembleia Geral, Bial (António Portela) no Conselho Geral, Banco Santander (Amílcar Lourenço) no Conselho Fiscal e Eduardo Marçal Grilo na presidência do Conselho Consultivo. E

Segundo o novo presidente da COTEC Portugal, Filipe de Botton, “a COTEC é uma força catalisadora para transformar inovação em crescimento real. O nosso foco será reforçar a competitividade das empresas portuguesas através da sustentabilidade, da internacionalização e da valorização de todas as formas de capital de inovação”.

O Relatório e Contas de 2024, apresentado durante a Assembleia Geral, destacou um conjunto de resultados que espelham o papel ativo da COTEC na transformação estrutural da competitividade em Portugal. “Entre os marcos alcançados, destacam-se: o reforço da base associativa com mais de 340 membros e a entrada de 45 novas entidades (incluindo o município de Braga, o primeiro do género); a distinção de mais de 1.000 empresas com o Estatuto INOVADORA COTEC e o lançamento do selo INOVADORA EVOLUTION, em linha com as normas europeias de sustentabilidade; o desenvolvimento do Rating de Inovação Territorial para orientar políticas locais de investimento; a operacionalização da plataforma D100<->E100, que aproxima talento doutorado das empresas; a realização da XVIII Cimeira COTEC Europa, que deu origem à Plataforma de Cooperação Trilateral com Espanha e Itália; a criação de novos prémios como o de Inovação na Internacionalização; e uma participação ativa em mais de 30 conferências nacionais e internacionais”.

Adicionalmente, foi consolidado um modelo económico mais sustentável e autónomo, com crescimento de receitas próprias e racionalização de custos operacionais, garante a COTEC.

Comentários

Artigos Relacionados