European Innovation Council investe 1 milhão na portuguesa Ophiomics
A Ophiomics desenvolveu uma tecnologia revolucionária para seleção de doentes de cancro de fígado para transplantes hepáticos. Recebeu 1 milhão de euros do Fundo do European Innovation Council.
A Ophiomics, empresa de I&D em inteligência artificial e genómica, conseguiu um investimento de 1 milhão de euros do Fundo do European Innovation Council (EIC) do Horizonte Europa. É a primeira empresa nacional que assina contrato com aquele fundo e que assim vê financiadas as validações normativa e clínica do projeto HepatoPredict e a sua conclusão para ser lançado no mercado já no próximo ano.
A Ophiomics desenvolveu uma tecnologia revolucionária para seleção de doentes de cancro de fígado para transplantes hepáticos e outros procedimentos cirúrgicos. Permite selecionar o tratamento mais adequado para cada paciente e para reduzir o erro de compatibilidade em transplantes hepáticos.
“Este financiamento é outro passo para fazer do HepatoPredict um sucesso global, permitindo-nos potencialmente salvar milhares de vidas ao selecionar os pacientes de cancro do fígado adequados para transplante e ressecção. Vai apoiar o desenvolvimento contínuo do nosso portefólio de produtos de modo a desenvolver uma série A algures nos próximos 24 meses”, afirmou José Leal, CEO da Ophiomics.
Refira-se que em Portugal, os concursos do European Innovation Council são acompanhados pela Agência Nacional da Inovação (ANI) no âmbito da Portugal in Europe Research and Innovation Network (PERIN). A ANI, que dá apoio a todas as PME com um negócio em deep tech que precisem de financiamento para rapidamente aumentar a sua escala.