Negócios do mês: a venda de uma start-up portuguesa e a compra de uma empresa nacional

Este mês destacamos dois negócios: um de uma start-up, a Yoochai, plataforma de reservas de espaços de retalho a curto prazo, que foi adquirida pela concorrente alemã Go-PopUp, e outro sobre a compra da Remax França pela Remax Portugal, que aposta assim na sua expansão internacional.

Alemã Go-PopUp compra start-up portuguesa Yoochai

A portuguesa Yoochai, start-up de reserva de espaços de retalho a curto prazo, foi vendida à Go-PopUp, a sua concorrente europeia. As duas empresas são conhecidas pela sua oferta de espaços pop-up, que dão aos clientes a oportunidade de encontrarem um local perfeito para ativação da marca ou para realizar eventos, avançou o ECO.

Fundada em 2016 na Startup Lisboa com o objetivo de ligar espaços a clientes, facilitando o processo de arrendamento, tanto para o dono do espaço como para o potencial arrendatário, a Yoochai é a plataforma líder do setor em Portugal, tendo trabalhado ao longo dos anos com marcas como a L’Oréal, Redbull, Sephora e Netflix, e instituições do mercado imobiliário incluindo a Câmara Municipal de Lisboa, Metrocom, Cushman & Wakefield e Multi Portugal.

Com a venda, a operação da Yoochai vai passar a ser assegurada pela Go-PopUp, que fortalece assim a posição na Península Ibérica, continuando a expansão global.

Já a Go-PopUp, que foi fundada em 2014 em Berlim, é a principal agência internacional de criação de experiências de retalho pop-up para marcas e oferece lojas, de zonas premium até espaços personalizados, centros comerciais e contentores ao ar livre em países como Reino Unido, Austrália, Argentina e Hong Kong.

Os clientes da Yoochai em Portugal continuarão a contar com o apoio de uma equipa local, bem como a oportunidade de aproveitar uma oferta internacional maior.

Remax Portugal adquire Remax França

Presente em Portugal há 19 anos, com 312 agências e mais de sete mil agentes, a REMAX Portugal, a maior imobiliária a operar em território nacional e líder na mediação, aposta na expansão internacional, com a compra da rede de franchising da marca em França, atualmente com 52 franchisados e cujo valor de investimento foi avaliado em 2 milhões de euros.

Na decisão da compra da REMAX França esteve o forte potencial de desenvolvimento da marca naquele país e que virá a ser fomentado através da aplicação do modelo de negócio que existe em Portugal.

“A REMAX Europa convidou-nos a avançar para França e encarámos o desafio como uma excelente oportunidade para o nosso desenvolvimento e expansão internacional. Estamos a replicar em França o modelo de negócio que tem sido exemplo de sucesso e crescimento contínuo em Portugal. Queremos crescer, inovar, impulsionar negócio, incorporando os valores que nos tornaram líderes em Portugal, sublinha o presidente da REMAX Portugal, Manuel Alvarez.

Com a entrada no mercado francês, as perspetivas da REMAX assentam na construção de uma forte rede de franchising, que aposte na formação contínua dos agentes imobiliários, uma vantagem competitiva para a qualidade dos serviços. A experiência de quase 20 anos no mercado português e o know-how acumulado possibilitam o apoio necessário ao desenvolvimento, conhecimento e tratamento dos clientes. Outros fatores como a constante comunicação com os agentes e a partilha de negócios fazem ainda parte do modelo de negócio para o mercado francês.

Manuel Alvarez, presidente REMAX Portugal, refere que “estamos a viver um novo ciclo de crescimento da empresa, agora a nível internacional e que prima por conseguir potenciar uma rede de franchising robusta e competitiva em França. A médio prazo é nosso objetivo transmitir o conceito de indústria imobiliária ao mercado francês, centrado no recrutamento e retenção dos melhores profissionais do mercado, e que possibilita obter equipas motivadas e produtivas, prestando o melhor serviço possível aos clientes clientes”.

 

Comentários

Artigos Relacionados