European Enterprise Promotion Awards 2023 convocam empresas

Apoiar iniciativas empresariais, reconhecer e dar visibilidade a projetos e a boas práticas é o ponto de partida de mais uma edição dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA).

A Comissão Europeia lançou a edição de 2023 dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), a decorrer nos 27 Estados-membros da União Europeia, bem como nos países associados do programa COSME.

Este programa, em Portugal coordenado pelo IAPMEI, “distingue iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões”.

Assim, se tem um projeto ou iniciativa, com pelo menos 15 meses de atividade, que contribua para a promoção do empreendedorismo,  desenvolvido por entidades públicas, ou privadas com envolvimento de entidades públicas, pode candidatar-se até dia 2 de maio.

O júri nacional irá avaliar projetos desenvolvidos em seis categorias – promoção do espírito de empreendedorismo; investimento nas competências empreendedoras; apoio à transição digital; desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à internacionalização das empresas; apoio à transição sustentável; empreendedorismo responsável e inclusivo. Desta avaliação, sairão os dois candidatos que irão representar Portugal na final europeia dos EEPA marcada para o final deste ano.

Refira-se que, e uma vez que o novo European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu) é uma das principais prioridades da Comissão Europeia, a questão da sustentabilidade, nos diferentes setores, é uma matéria de extrema relevância. Neste sentido, os projetos/iniciativas submetidos nas diferentes categorias devem demonstrar o respetivo impacto ambiental, convergindo para a economia circular, combate às alterações climáticas, eficiência energética, contratação pública, etc.

Comentários

Artigos Relacionados