Europa é o maior mercado de criptomoedas do mundo, diz o Chainalysis Report

De acordo com uma pesquisa recente do Chainalysis Report, a Europa é o maior mercado de criptomoedas do mundo, ao controlar 25% da atividade global.
O dinamismo no universo das criptomoedas está em alta e no conjunto dos mercados aderentes à moeda virtual, a Europa é o maior mercado de criptografia do mundo, com o investimento em Decentralised Finance (DeFi) a impulsionar um aumento no volume de transações. A conclusão é do novo estudo da Chainalysis que destaca a performance da Europa Central, do Norte e Ocidental (CNWE), com valores que representam 25% da atividade global.
Esta análise revela que a partir de julho de 2020 registaram-se aumentos significativos do número de transações de grande porte institucional. O valor de das transações de grande porte institucional cresceu para 46,3 bilhões de dólares em junho de 2021, contra os 1,4 bilhões em julho de 2020.
Os dados mostram também que as plataformas DeFi dominaram as grandes transferências nos últimos 12 meses, a maioria das quais envolveu Ethereum.
O Chainalysis Report conclui que os protocolos DeFi representam três a quatro dos cinco principais serviços, na maioria dos meses, com Uniswap, Instadapp e dydx a fazer aparições frequentes. Por sua vez, a Binance e a Coinbase continuam a ser as trocas centralizadas mais populares.
Share do volume global de transações de Criptomoedas por região
(abril 2019 a junho 2021)

Créditos: Chainalysis
Esta análise revela ainda que também há um grande número de investidores institucionais a entrar na criptomoeda através de “staking”, em que as empresas emprestam sua criptomoeda para protocolos DeFi para que tenham liquidez. Em troca, os apostadores ganham juros sobre a criptomoeda que é emprestada aos tomadores.
O Chainalysis Report refere, por outro lado, que a região CNWE é o maior parceiro comercial de criptomoedas para todas as outras regiões do mundo, enviando pelo menos 25% de todo o valor recebido por outras regiões, e que a CNWE é uma fonte chave de liquidez para investidores em criptomoedas em todo o mundo.
No cenário europeu, o Reino Unido lidera em atividade de criptomoeda, seguido da França, Alemanha, Holanda e Suíça. Quanto às moedas mais populares, em quase todos os países, cabe à Ethereum e à wETH esse papel, respondendo por cerca de 40 % do valor da transação, seguidas pela Bitcoin com 27 % no Reino Unido. A Alemanha vê cerca de 28% de seu volume de transações em Bitcoin, enquanto a França vê apenas 20%.