Entrevista/ eSIMpass, a start-up portuguesa que desafia o roaming e já vende em 100 países

Jorge Ferreira, fundador da eSIMpass

A eSIMpass nasceu no final de 2024 como a internacionalização natural da Portugal Internet, uma empresa portuguesa com 10 anos de experiência no mercado digital e do turismo. Com uma solução 100% digital que oferece acesso à internet em qualquer parte do mundo, a start-up já cresce a dois dígitos e promete revolucionar a forma como viajamos, garante Jorge Ferreira, fundador da eSIMpass.

A ideia surgiu de uma oportunidade clara: os serviços da Portugal Internet eram focados em turistas que visitavam Portugal, mas a necessidade de estar sempre conectado não conhece fronteiras. Foi assim que nasceu a eSIMpass, uma plataforma pensada para clientes de qualquer país e para qualquer destino, eliminando surpresas com custos de roaming e oferecendo uma experiência totalmente digital.

“Quando percebemos que o nosso negócio podia ser expandido internacionalmente. A partir daí, deixou de ser apenas um projeto nacional e passou a ser uma oportunidade de levar o nosso produto a clientes em todo o mundo, oferecendo uma experiência mais simples, transparente e competitiva do que a existente no mercado”, explica Jorge Ferreira, fundador da eSIMpass.

A eSIMpass nasceu no final de 2024 e já está a crescer a dois dígitos. Como surgiu a ideia de criar este negócio e porquê apostar no setor das telecomunicações digitais?

A eSIMpass.com nasceu no final de 2024 como uma expansão natural da empresa Portugal Internet. Percebemos que, para além dos turistas que nos visitam, fazia sentido disponibilizar acesso à internet a nível mundial, para qualquer cliente, em qualquer parte do mundo. Podemos afirmar que esta é a internacionalização de um negócio português que nasceu há precisamente 10 anos. Este é um setor em explosão, num mundo está cada vez mais ligado. Diariamente são realizadas milhares de viagens e a necessidade de acesso à internet é o elemento comum. Se este acesso for automático e sem surpresas posteriores na fatura, como acontece com o roaming, é perfeito. E é esta relevância que nos está a permitir crescer, daí podermos afirmar agora que já superámos as nossas expetativas e vamos terminar o ano a crescer a três dígitos.

“A Care to Beauty, a Portugal Internet e agora a eSIMpass têm em comum o facto de serem negócios digitais com forte base em e-commerce”.

Já tinham experiência empreendedora com outros projetos, como a Care To Beauty. De que forma essa experiência ajudou a lançar a eSIMpass?

A Care to Beauty, a Portugal Internet e agora a eSIMpass têm em comum o facto de serem negócios digitais com forte base em e-commerce. Essa experiência permitiu-nos desenvolver competências essenciais em áreas como marketing digital, experiência do cliente e expansão internacional. Esse know-how foi decisivo para a criação da eSIMpass.com, pois possibilitou-nos identificar com maior precisão as necessidades do mercado, otimizar recursos e acelerar o crescimento da empresa.

Qual é a grande vantagem da vossa solução face ao roaming tradicional e a outras opções de conectividade no estrangeiro?

A nossa solução apresenta duas grandes vantagens face ao roaming tradicional e a outras opções de conectividade. Em primeiro lugar, trata-se de um produto transparente e o cliente sabe exatamente o que está a adquirir — seja em gigabytes, seja em dias de utilização — e paga apenas por isso. Em segundo lugar, oferecemos uma proposta altamente competitiva em termos de preço quando comparada com o roaming tradicional, eliminando o risco de custos inesperados na fatura. Assim, a eSIMpass.com garante ao utilizador simplicidade, previsibilidade e poupança, três fatores decisivos para quem viaja.

Já vendem para cerca de 100 países e oferecem cobertura em quase 200. Quais são os destinos mais procurados pelos vossos clientes?

Para clientes portugueses, os destinos mais procurados são aqueles onde o roaming é mais caro, por exemplo, Marrocos, Turquia, Estados Unidos, Brasil, Suíça ou Cabo Verde.

Qual foi o maior desafio até agora nesta fase de expansão?

Diria que existem três grandes desafios: a gestão das parcerias, que envolvem negociações e acordos técnicos complexos, a concorrência de operadoras tradicionais como de empresas globais de eSIM, (em que nos diferenciamos por apresentarmos um preço muito competitivo) e a educação do mercado, que ainda não está familiarizado com esta solução, e que exige investimentos em marketing e suporte, para chegarmos cada vez mais a mais pessoas.

“Os consumidores portugueses estão já familiarizados com as compras online e reconhecem as suas vantagens”.

 O vosso serviço é 100% digital e dispensa deslocações a lojas físicas. Como tem sido a aceitação dos consumidores portugueses e estrangeiros a este modelo?

Os consumidores portugueses estão já familiarizados com as compras online e reconhecem as suas vantagens. Onde sentimos que existe ainda algum trabalho adicional é na educação sobre o funcionamento e a instalação dos eSIMs, uma vez que se trata de uma tecnologia relativamente recente. No entanto, após a primeira experiência, os clientes mostram-se altamente satisfeitos com a simplicidade e conveniência da solução.

Quais são os principais perfis dos vossos clientes neste momento: turismo, negócios, nómadas digitais?

O principal perfil é o turismo.

Sendo a primeira empresa portuguesa a oferecer este tipo de serviço, sentem que têm vantagem competitiva no mercado nacional?

Vendemos um produto universal, e acreditamos que a nossa principal vantagem está no preço, seja para o cliente nacional, seja para o internacional.

Atualmente 70% dos vossos clientes são internacionais. Que estratégias estão a pensar adotar para reforçar a presença em Portugal?

Atualmente, o nosso foco está em reforçar a comunicação digital direcionada, já que, tratando-se de uma solução 100% online, este é o canal mais eficaz para atrair e converter consumidores e demonstrarmos as vantagens dos cartões pré-pagos digitais.

Em termos de preços, a diferença em relação ao roaming é muito significativa (até 90% de poupança). Como conseguem garantir preços tão competitivos?

Conseguimos garantir preços tão competitivos, graças a um trabalho próximo com as operadoras locais, que nos permite estabelecer acordos vantajosos tanto a nível comercial como técnico. Esta abordagem possibilita-nos oferecer aos nossos clientes condições significativamente mais atrativas do que o roaming tradicional, assegurando ao mesmo tempo qualidade, fiabilidade e cobertura no serviço.

“Acreditamos que, ao conhecermos bem o nosso público, conseguimos oferecer produtos e serviços que respondem às necessidades reais dos portugueses”.

O vosso objetivo é serem o maior operador de eSIM em Portugal. Como planeiam atingir essa meta?

Acreditamos que, ao conhecermos bem o nosso público, conseguimos oferecer produtos e serviços que respondem às necessidades reais dos portugueses. Qualquer cliente procura qualidade, simplicidade e preço competitivo, e é precisamente nessa combinação que trabalhamos diariamente

 A vossa intenção é também evoluir também para soluções B2B. Que setores ou parcerias estão a explorar?

Para já, o foco está na ampliação da base de clientes B2C. Contudo, no longo prazo, a evolução do negócio passará por soluções B2B personalizadas, nomeadamente para os segmentos de turismo, negócios e conectividade corporativa.

 O eSIM está a tornar-se padrão nos smartphones. Como veem a evolução do mercado nos próximos 2 a 3 anos?

O eSIM é uma evolução natural, positiva e que vem responder à necessidade mundial de estarmos sempre conectados. Uma necessidade que vai continuar a evoluir e a exigir um serviço e uma resposta cada vez mais imediatas. Com esta necessidade em mente, estamos a apostar em soluções tecnológicas que simplifiquem a ativação e gestão de eSIMs ao mesmo tempo que oferecemos um serviço flexível, competitivo com um forte apoio ao cliente.

Qual foi o momento mais marcante desde a criação da eSIMpass até agora?

Quando percebemos que o nosso negócio podia ser expandido internacionalmente. A partir daí, deixou de ser apenas um projeto nacional e passou a ser uma oportunidade de levar o nosso produto a clientes em todo o mundo, oferecendo uma experiência mais simples, transparente e competitiva do que a existente no mercado.

Projetos para o futuro.

A eSIMpass ainda é um projeto jovem, mas com enorme potencial. O nosso maior objetivo para o futuro é expandir continuamente a nossa base de clientes, levando a nossa solução a cada vez mais pessoas.

Respostas rápidas:
Maior risco:  entrar num mercado altamente competitivo.
Maior erro: assumir que os clientes já estavam familiarizados com a tecnologia.
Maior lição:  criar soluções flexíveis que atendam às necessidades de diferentes tipos de clientes.
Maior conquista: validar o potencial internacional da eSIMpass.

 

Comentários

Artigos Relacionados