Equipa portuguesa cria app de sensibilização para doenças oncológicas

A iniciativa da OutSystems “Build for the Future Hackathon” desafiou a comunidade de developers e o ecossistema de parceiros a apoiar organizações sem fins lucrativos. Foram três as equipas vencedoras, uma  delas da portuguesa Everis.

A equipa portuguesa Everis Social Reload foi uma das vencedoras do “Build for the Future Hackathon”, uma iniciativa da Outsystems que tem como finalidade apoiar três organizações sem fins lucrativos – no caso a Zer0hunger, a Strength United e Nelson Mandela University Centre for Community Technologies – e que envolveu a comunidade de developers e parceiros da Outsystems por todo o mundo.

A Everis desenvolveu uma aplicação para o Nelson Mandela University Centre for Community Technologies, que ajuda a esclarecer e informar as populações da África do Sul sobre o cancro, promovendo a consciencialização para a doença e incentivando a adoção de comportamentos preventivos e o diagnóstico precoce. Para garantir que a app também alcança comunidades rurais que não têm acesso à Internet, a equipa incluiu recursos offline e opções em vários idiomas. A aplicação inclui componentes animados que exemplificam como os utilizadores podem examinar os seus corpos e procurar sintomas tangíveis.

No total, o Build for the Future Hackathon envolveu 15 as equipas de developers, de várias empresas, que se juntaram na criação de novos softwares que pudessem fazer a diferença naquelas ONGs. Assim, além da equipa portuguesa, também se consagraram vencedores o projeto da equipa australiana PhoenixDX Champions e o da equipa norte-americana Drakkar PayItBack.

O primeiro foi desenhado para a Zer0hunger, associação que necessitava de encontrar uma forma eficiente de entregar comida aos mais necessitados na Malásia. A solução desenvolvida envolveu a criação de uma app que liga as pessoas interessadas em prestar ajuda de uma forma direta e fácil. Intitulada de Digital Samaritan, a solução permitirá que a Zer0hunger dimensione o seu apoio sem aumentar os custos, levantando doações, apoiando mais pessoas necessitadas, otimizando a logística inerente ao processo de entrega de alimentos e diminuindo o tempo necessário para chegar às pessoas que solicitam ajuda.

A app Digital Samaritan irá funcionar nas versões desktop e mobile, com suporte multilíngue e integração com o login do Facebook. A integração com mapas irá mostrar os locais onde existem pessoas necessitadas e acionar os parceiros mais próximos para a entrega de alimentos.

O outro projeto vencedor, da equipa americana Drakkar PayItBack, vai ajudar a StrengthUnited no apoio às vítimas de abuso infantil, violência doméstica e abuso sexual. Através de um chat integrado na aplicação, os utilizadores podem entrar em contacto direto com a linha de apoio da ONG, além de terem disponível um “botão de pânico” que pode ser utilizado sempre que necessário. Esta solução foi pensada de forma a não ser intrusiva.

Comentários

Artigos Relacionados