Empresas que recorreram à IA aumentaram as vendas em mais de 25%, diz estudo
79% das empresas que adotaram ferramentas de inteligência artificial no seu modelo de negócio viram as suas vendas a aumentar em mais de 25%, segundo dados do relatório “The AI Powered Enterprise: Unlocking the potencial of AI at scale”, realizado pela Capgemini Research Institute.
O novo estudo da Capgemini analisa o ritmo da adoção das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas ao longo dos últimos três anos e conclui que mais de metade (53%) das organizações já ultrapassaram a fase dos projetos piloto, um aumento acentuado face aos 36% que foram assinalados no estudo de 2017.
O estudo “The AI Powered Enterprise: Unlocking the potential of AI at scale” refere que a implementação com sucesso das iniciativas de IA em larga escala produz impactos positivos e tangíveis nas receitas. 79% das empresas inquiridas que adoptaram IA nos seus modelos de negócios registaram um aumento de mais de 25% nas vendas de produtos e serviços tradicionais. Adicionalmente, 62% destas empresas afirmaram que o número de reclamações dos clientes diminuiu em 25%, e 71% observaram uma redução das ameaças de segurança de, pelo menos, 25% após a implementação da IA em larga escala.
Para Anne-Laure Thieullent, Offer Leader AI & Analytics do Grupo Capgemini: “Ainda que seja muito relevante que as empresas estejam a considerar os dados e a IA para tornarem as suas operações mais resilientes, no contexto criado pela pandemia da Covid-19 o mais importante é ligar os objetivos táticos e estratégicos à implementação, de modo a garantir que as iniciativas de IA conseguem ganhar escala. O nosso estudo demonstra que as empresas mais bem-sucedidas são as que conseguem conjugar da melhor forma: os esforços para modernizar as suas infraestruturas de governação dos dados, utilizar os pontos fortes dos seus ecossistemas de parceiros, recorrer a abordagens ágeis tais como a DataOps- MLOps para desenvolver e implementar soluções de IA, alimentar diversas equipas, e implementar modelos de negócio equilibrados”.
Saúde e retalho lideram a adoção de tecnologias IA
A saúde (27%) e o retalho (21%) são os dois setores que mais se destacam na adoção em larga escala de tecnologias IA com sucesso, principalmente pelas aplicações de rastreio de contactos e chatbots. Ainda de acordo com o estudo, apenas 38% das empresas do setor saúde suspenderam ou cancelaram os seus investimentos nesta área devido à Covid-19. Já nos setores da banca (64%) e nas utilities (64%) o valor foi superior.
Para o sucesso na implementação de projetos de IA em grande escala, o estudo identificou os quatro grandes princípios em torno dos quais as empresas se devem focar: privilegiar os meios, ou seja, construir alicerces fortes que permitam aceder facilmente a dados fiáveis de elevada de qualidade, através das plataformas e das ferramentas de IA certas, e em conjunto com o recurso a práticas ágeis; operacionalizar – implementar a IA através de modelos de negócio adequados, hierarquizando as iniciativas e garantindo que a sua governação é equilibrada e que inclui a ética -; desenvolver talentos – diversificar os talentos e colaborar com ecossistemas de parceiros – e monitorizar continuamente o rigor e o desempenho do modelo para disponibilizar e amplificar os resultados de negócio esperados.
O estudo realizado pelo Research Institute da Capgemini inquiriu 950 empresas que têm projetos de IA em curso, em 11 países e 11 setores de atividade, que reportaram um volume de negócios de pelo menos 1.000 milhões de dólares no último exercício.