Empresas internacionais procuram projetos que promovam a recuperação no pós-covid

Empresas como a Telefónica, Airbus, Microsoft, Citi, Cemex ou a Boston Consulting Group criam a iniciativa Restarting Together que procura projetos de impacto económico, social e ambiental. Os interessados podem enviar as suas propostas até 30 de junho de 2020.
Airbus BizLab, BASF, Boston Consulting Group, Laboratório do BID, Cemex, Citi, Endeavor, IE, IESE Business School, Microsoft for Startups, South Summit e Telefónica uniram forças para lançar o Restarting Together, uma iniciativa global que procura promover projetos inovadores para aliviar o impacto do Covid-19
Segundo as empresas envolvidas, este programa destina-se a empresários e PME que desejam contribuir para uma rápida recuperação económica após os efeitos da pandemia, mas também para criar uma “sociedade mais resiliente, capaz de lidar efetivamente. e sustentável a crises semelhantes no futuro “.
“Com esta iniciativa conjunta, este grupo de entidades líderes em vários setores visa estimular o compromisso da comunidade em criar uma sociedade melhor”, pode ler-se no site da iniciativa.
Para os promotores desta iniciativa, a Restarting Together procura projetos inovadores para acelerar o retorno à normalidade após o período de confinamento causado pelo coronavírus, além de outros que promovam a recuperação económica, com foco especial na melhoria do emprego, revitalização do ecossistema de negócios e criação de redes e mecanismos de apoio financeiro em situações de crise.
Outro objetivo dessa iniciativa é incentivar os participantes a propor soluções que reforcem a capacidade de resposta das cidades no futuro perante qualquer contingência, seja de saúde, económica ou derivada de desafios ambientais ou mudanças climáticas.
Os interessados podem enviar as suas propostas até 30 de junho de 2020 através do site da iniciativa. As propostas serão avaliadas por um júri e selecionadas com base no seu impacto económico e social, na sua viabilidade e na facilidade de implementação, bem como noseu grau de sustentabilidade e inovação.
Os nove projetos mais promissores participarão no dia 9 de setembro num Pitchday digital, no qual os candidatos apresentarão a sua solução diretamente aos representantes das empresas organizadoras, que selecionarão três projetos vencedores.
Os vencedores terão tanbém a possibilidade de obter recursos corporativos das empresas organizadoras para acelerar o seu projeto ou até para receber investimento. As empresas organizadoras oferecerão a sua experiência e conhecimento nos diferentes setores, além de lhes dar oportunidade de abordar as principais multinacionais e potencialmente aceder a capital.