Como o empreendedorismo social pode ter impacto no seu negócio

Os empreendedores têm o poder de mudar o mundo. Uma forma de elevarem o seu negócio e de terem um impacto positivo na sociedade e junto dos seus clientes é juntarem-se a uma causa que pretenda melhorar o mundo.

Numa sociedade em que os millennials (pessoas nascidas entre os anos 80 e o início dos 90) têm cada vez mais poder nas marcas, visto que são a próxima geração com maior poder de compra, é importante perceber que esta faixa etária não quer apenas comprar um produto comum. Quer comprar um produto com uma história, que contribua para uma causa maior.

É este tipo de iniciativas que move a próxima geração de compradores. O facto de se anexar a uma causa social que queira – genuinamente – ajudar, pode muito bem ser um ponto de diferenciação entre a sua empresa e os seus competidores.

É importante referir, no entanto, que o empreendedorismo de carácter social não é feito de forma a impressionar os seus competidores ou apenas para parecer bem. Tem de haver paixão pela causa. Não há razão nenhuma para tentar melhorar algo que não lhe interessa.

Se quer melhorar os direitos dos animais escolha uma instituição de solidariedade para o efeito, como a Associação Animais de Rua ou a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal. Se a sua maior preocupação passa por ajudar os sem-abrigo junte-se a instituições que melhorem a vida destas pessoas. As possibilidades são praticamente inesgotáveis.

O importante é que seja algo que o faça feliz, que genuinamente lhe interesse Se abraçou a causa porque tem algum background ligado à mesma pode ser importante partilhar a sua história para causar mais impacto nas pessoas que estão fora desse mundo e inspirar aquelas que passaram pelos mesmos problemas.

Se não se identifica com nenhuma causa à sua volta procure junto da sua equipa de trabalho. Mesmo que seja uma equipa de uma só pessoa, o mais provável é ter um grupo de amigos, clientes ou alguém com que possa partilhar a ideia de querer melhorar algum aspeto da sociedade. Oiça os seus conselhos, utilize os contactos deles e peça-lhes ajuda para colocar a ideia a andar.

O empreendedorismo social é mais uma maneira de deixar uma marca no mundo. Se se juntar a uma causa que realmente lhe importe (ou a alguma das pessoas próximas de si), o seu negócio vai, eventualmente, receber visibilidade. Pode ler aqui três exemplos de empreendedores que utilizaram os seus negócios para melhorarem a sociedade.

Comentários

Artigos Relacionados

Belén de Vicente, CEO da Medical Port
José Pedro Freitas, presidente da ANJE