Empowered Startups assina memorando com Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra e a Empowered Startups assinaram um Memorando de Entendimento para expandir o Programa de Vistos HQA da Empowered.
A Universidade de Coimbra é o novo membro da rede Empowered Startups, um parceiro aprovado pelo Governo de Portugal para o Visto HQA, um programa de residência, da União Europeia, para homens de negócio, PME, empreendedores e inovadores. As duas entidades celebraram um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de expandir o programa de Vistos HQA junto daquela instituição de ensino superior e incentivar e facilitar a vinda de empreendedores transnacionais comprovados para a UC através do Programa.
“Estamos entusiasmados por receber a Universidade de Coimbra no nosso proeminente grupo de instituições superiores em Portugal”, afirmou o presidente da Empowered Startups. Chris Lennon frisou ainda que “a Universidade de Coimbra irá imediatamente melhorar as já atrativas opções de universidades e politécnicos parceiros para os empreendedores talentosos que estamos a trazer para Portugal. Este é um passo importante para continuar a estimular a investigação científica e a atividade económica, à medida que contribuímos de forma tangível para a visão do governo de tornar o país mais coeso, mais dinâmico e mais próspero”.
Amílar Falcão, Reitor da Universidade, explicou que o acordo “é mais um contributo para cumprir da melhor forma um dos pilares da missão da Universidade de Coimbra: a transferência de conhecimento para a sociedade”. E, acrescentou, “somos uma universidade líder, com um elevado número de patentes e muitos projetos capazes de criar valor. E acredito que esta parceria pode trazer resultados muito positivos para todas as partes”, acrescentou.
A Empowered Startups é o único parceiro de entrega do Programa de Vistos HQA aprovado pelo governo português, e já acolheu 60 empreendedores em Portugal como parte do seu compromisso de três anos de levar 250 projetos financiados internacionalmente a pelo menos 10 universidades e politécnicos em todo o país. A integração da UC na rede melhora a sua capacidade de unir empresários internacionais ainda mais bem-sucedidos com instituições de investigação líderes mundiais em Portugal.