EcoSimulador ajuda a construir modelos de negócio inovadores na área da economia circular
Tem uma ideia de negócio na área da economia circular e quer validá-la? Então, aceda ao EcoSimulador, do Projeto Eco Startup, que pretende ajudar os empreendedores a estruturarem modelos de negócio inovadores através de sete passos.
Foi lançado esta semana o EcoSimulador do Projeto Eco Startup, que quer ajudar os empreendedores a estruturarem modelos de negócio inovadores a partir dos fatores competitivos transversais para a economia circular.
Seguindo uma lógica de gamificação, o EcoSimulador desafia, numa perspectiva didática, os jovens empreendedores a desenvolverem ideias, a procederem à sua validação e a estruturarem modelos de negócio na área da economia circular, explica o Projeto Eco Startup.
O simulador apresenta três fases, nomeadamente identificação, estruturação e mobilização, permitindo que os empreendedores iniciem, pela ordem que desejarem, o roteiro de sete passos até chegarem a um modelo de negócio inovador. Os interessados poderão testar as suas ideias através das questões colocadas em cada um dos passos que integram as fases de empreendedorismo do EcoSimulador.
À medida que os requisitos do roteiro vão sendo concluídos, os empreendedores recebem “distinções” até conquistarem o troféu de finalista do EcoSimulador.
Ao longo da participação, os empreendedores recebem também email com informações sobre o seu progresso individual e uma cópia das respostas submetidas em cada passo.
O projeto Eco Startuo é desenvolvido pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC-Câmara de Comércio e Indústria do Centro e NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, e pretende potenciar um novo paradigma eco empreendedor nas regiões Norte, Centro e Alentejo.