Investidores nacionais e internacionais reúnem-se este mês em Lisboa

A Investors Portugal volta a reunir investidores nacionais e internacionais num evento anual que está marcado para 29 de junho. São esperados mais de 100 participantes e, pela primeira vez, será atribuído um prémio com base em critérios ESG.
Com o objetivo de discutir o panorama do ecossistema empreendedor português, promover o reconhecimento da atividade e dar visibilidade aos players desta indústria, a Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal organiza, no dia 29 de junho, o Investors Portugal Dinner. São esperados mais de 100 participantes, maioritariamente investidores nacionais e internacionais, naquela que será a 2.ª edição do evento. Pela primeira vez, será atribuído um prémio com base em critérios ESG (“ESG Award of the Year”), a juntar aos habituais reconhecimentos a investidores, start-ups e scaleups.
“O investimento em early stage é essencial para transformar a economia portuguesa, promovendo o desenvolvimento de empresas tecnológicas, inovadoras, com ambição de crescimento internacional e com capacidade de atrair e reter talento no país. Enquanto investidores, temos um papel fundamental para impulsionar o crescimento destas startups e estes momentos de encontro são importantes para refletir sobre o ecossistema, os seus desafios e oportunidades”, afirma a presidente da Investors Portugal, Lurdes Gramaxo, citada em comunicado.
À semelhança da primeira edição, a entrega de prémios da Investors Portugal distinguirá a ronda mais relevante de investimento (“Investment of the Year”) e o investidor early stage (“Early Stage Investor of the Year”) que se distinguiu no ano anterior. Estes prémios anuais têm o intuito de reconhecer, encorajar e promover a excelência do setor em Portugal, assim como tornar públicos os exemplos que possam inspirar novas ações.
Além disso, este será o primeiro ano em que será atribuído o ESG Award of the Year para reconhecer uma start-up, um fundador, um investidor ou um outro player do ecossistema que se tenha destacado quanto à adoção e promoção de práticas no contexto de governance, gestão ambiental e práticas sociais.
O evento contará com diversos painéis de discussão: Alexandre Teixeira dos Santos (Chamaeleon); Basílio Simões (Vega Ventures); Daniel Nascimento (Semapa Next); Luís Quaresma (Iberis Capital) e Pedro Carlos (Shilling Capital Partners) são os oradores convidados para o painel que irá debater o atual quadro de investimento early stage em Portugal.
Haverá também espaço para uma discussão informal sobre regulação entre a vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Inês Drumond, e Ofélia Pinto de Queiroz e Márcio Carreira Neves, da sociedade de advogados TELLES, bem como uma intervenção do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, sobre incentivos fiscais para investidores early stage.
A Investors Portugal nasceu, em 2021, da convergência da APBA (Associação Portuguesa de Business Angels) e da FNABA (Federação Nacional de Business Angels), para representar os investidores early stage em Portugal, divulgando e defendendo os seus interesses, tanto junto do poder político como de instituições nacionais e internacionais. Atualmente representa mais de 300 business angels e cerca de 30 sociedades de capital de risco que, globalmente, detêm mais de 2 mil milhões sob gestão e mais de 500 start-ups e scaleups nos seus portfólios.
Os interessados em participar podem registar-se no site do Eventbrite.