Já imaginou servirem-lhe uma cerveja em 40 segundos? No Japão isso já é possível com um robô barman.

O projeto está a ser testado num pub em Tóquio e consiste numa máquina, um robô barman, que consegue servir uma cerveja em 40 segundos e preparar um cocktail num minuto.

Fabricada pela QBIT Robotics, a máquina começou a servir bebidas num bar, que emprega cerca de 30 pessoas, iniciando uma fase de testes que durará cerca de dois meses, depois dos quais o bar avaliará a performance e os resultados do robô.

Está equipado com um tablet com a imagem de um rosto que sorri e fala sobre o clima enquanto prepara os pedidos. Usa quatro câmaras para monitorizar os clientes e analisar as suas expressões com um software de inteligência artificial (AI). Com investimento aproximado de 82 mil dólares, o robô custa o mesmo que empregar um barman humano durante vários anos.

A dificuldade de contratação de funcionários no Japão no setor dos serviços, apesar de o governo ter diminuído as restrições de vistos para atrair trabalhadores estrangeiros, parece ter estado na origem desta opção da rede de restaurantes e bares Yoronotaki, uma decisão que pode iniciar uma onda de automação em estabelecimentos comerciais deste género. Uma automação que chegou há muito às empresas industriais, mas que no setor dos serviços ainda não é muito utilizada.

Comentários