Dinamarca: Especialista em cibersegurança procura parceria em I&D
PME dinamarquesa do setor da cibersegurança procura parceiros com conhecimentos especializados em inteligência artificial e aprendizagem automática para um projeto de I&D no âmbito do Horizonte Europa.
Desenvolver metodologias avançadas para identificar atividades maliciosas em registos de eventos de cibersegurança ruidosos, melhorando a precisão da deteção de incidentes é o objetivo da empresa da Dinamarca, que convida parceiros académicos e industriais especializados em deeptech, análise de séries temporais e soluções de cibersegurança a colaborarem no âmbito de um acordo de cooperação em matéria de investigação.
A empresa é especializada em agregar e analisar logs de eventos de segurança cibernética de diversas fontes, incluindo redes de computadores, dispositivos e provedores de inteligência. O seu desafio atual é filtrar grandes quantidades de dados não estruturados para detetar e prever ataques cibernéticos de forma eficaz, minimizando falsos positivos – uma questão crítica na indústria muitas vezes referida como “alert fatigue”.
O projeto de I&D proposto procura desenvolver uma estrutura de deep learning capaz de reconhecer e agrupar padrões de atividades maliciosas em grandes volumes de sinais de detecção de baixa fidelidade.
A parceria ideal para a empresa dinamarquesa pode incluir desde académicos com experiência em IA/ML para desenvolver algoritmos inovadores (por exemplo, deep learning, detecção de anomalias, redes neurais gráficas), até especialistas em segurança cibernética para garantir a seleção de recursos relevantes ao domínio, geração de dados sintéticos e modelos robustos, ou ainda um parceiro industrial (por exemplo, fornecedores de serviços de segurança ou fornecedores de tecnologia) para integração estratégica, dados e pesquisa de mercado. Os parceiros devem ter experiência em projetos de investigação da União Europeia e estar empenhados no desenvolvimento colaborativo e interdisciplinar.
O projeto está alinhado com cal DIGITAL-ECCC-2024-DEPLOY-CYBER-07 do Horizonte Europa, com um orçamento previsto de 5 milhões de euros. As manifestações de interesse (EOIs) estão abertas até 31 de maio de 2025.
O projeto oferece uma abordagem transformadora para a segurança cibernética e a empresa dinamarquesa pretende formar um consórcio para solicitar uma subvenção de I&D entre 3 milhões a 5 milhões de euros durante um período de dois ou três anos.
Resumo
Responsável: PME Dinamarca
Área: Cibersegurança
Produto: Projeto de I&D- Horizonte Europa
Mercado: Internacional
Necessidade: Parceria
Contacto: Site de acesso
Referência: RDRDK20241120014